Altas temperaturas e chuvas preocupam autoridades de saúde; município reforça ações preventivas e pede colaboração da população.
O início de 2024 traz consigo não apenas o calor característico do verão, mas também uma crescente preocupação para as autoridades de saúde em Vera Cruz.
O clima quente, combinado com as chuvas frequentes, configura um cenário propício para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue.
Esta ameaça torna-se ainda mais alarmante diante do grande número de cidades pelo país já enfrentando uma epidemia da doença.
Até o momento, foram notificados 19 casos, dos quais 11 são suspeitos, 7 foram descartados e 1 confirmado.
A Diretora de Saúde, Adriana Ramires Silva, emitiu um alerta à população, solicitando colaboração para permitir a entrada dos agentes de saúde nos domicílios.

Além disso, ela enfatiza a importância da participação ativa dos munícipes na eliminação de criadouros, adotando comportamentos preventivos, como fechar as caixas d'água, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, não deixar água parada e manter quintais e calhas limpos.
A equipe do setor de Vigilância Sanitária, em conjunto com os Agentes de Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde, será responsável pela execução do "bloqueio", que consiste em uma minuciosa vistoria nas áreas em que os pacientes residem.

O objetivo é verificar a presença de focos do mosquito transmissor e identificar possíveis casos suspeitos de dengue. A Diretora de Saúde Adriana Ramires reforça a importância desse processo: "Todo caso suspeito será notificado e acompanhado para evitar que surjam mais casos, afastando o risco de contaminação dos mosquitos e a retransmissão da dengue no bairro.”
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





