Prefeitura de Tupã alerta para surto de catapora em escolas municipais

Compartilhe:




Até agora já foram notificados 20 casos suspeitos, sendo sete confirmados numa só escola

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã emitiu um alerta, pelas redes sociais, sobre o surgimento de casos de catapora em escolas do município. Em apenas uma das unidades escolares já foram confirmados sete casos da doença, também conhecida como varicela. No total até agora, foram 20 notificações positivas para a doença.

De acordo com o secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, mesmo diante de uma situação já considerada como surto não haverá necessidade de suspensão das aulas.

Segundo ele porque a catapora é "uma doença própria da infância e de evolução majoritariamente benigna".

A catapora causa inflamação visível na pele, dor de cabeça, pneumonia e infecção no ouvido. É um vírus que se propaga de forma muito rápida e pode ser grave se migrar para os órgãos internos.

A doença é causada por um subtipo do vírus da herpes, que pode infectar crianças e se alojar no sistema de defesa, principalmente ligado aos nervos cranianos e da medula espinhal.

TratamentoO tratamento da catapora é feito com medicamentos que aliviam os sintomas, como anti-histamínicos que visam diminuir a coceira do paciente, já que não existe um remédio para a catapora, de forma específica.

Compressas de água fria também podem ser indicadas ao paciente, para que ele alivie a coceira.

Vacinação

De acordo com o secretário, durante o período da primavera e do verão é comum que casos dessa doença surjam, principalmente entre estudantes. Por isso, é fundamental fazer a avaliação do sistema vacinal das crianças.

A vacina Tetraviral, que também previne contra sarampo, rubéola e caxumba, auxilia a conter a propagação da varicela, que é particularmente perigosa quando contamina adultos.

A imunização é realizada em duas doses. A primeira é aplicada a partir do 15º mês de vida e faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação. Informações: G-1.

 

 

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.