Prefeitura de Marília orienta como descartar óleo de cozinha usado

Compartilhe:




Em fase final de construção, os Ecopontos servirão como locais de descartes para entregas voluntárias de materiais recicláveis, a serem gerenciados em parceria entre o poder público e as cooperativas de catadores conveniadas.

Estão previstos para funcionarem ainda em 2020, porém Marília já possui diversos pontos de recebimento de materiais passíveis de reciclagem ou reaproveitamento, visando cuidados ambientais em promoção à sustentabilidade e inclusão social no município.

O objetivo da reciclagem é reduzir a extração de matéria prima diretamente do meio ambiente, evitando danos às áreas suscetíveis de exploração comercial.

Assim, a reciclagem visa reaproveitar o material já existente, reutilizando os insumos para a produção de novos produtos que necessitam do mesmo material para sua fabricação.

Óleo de cozinha

Apenas um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água.

Quando alcançam os rios ou lagos, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies, provocando um grande desequilíbrio ambiental em toda região afetada. Em contato com o solo há contaminação e mais sujeira.

Em Marília, o Ecoponto de coleta de óleo de cozinha usado está implantado no Centro de Educação Ambiental, que fica no Bosque Municipal. O resíduo deve ser levado em garrafas PET para facilitar o armazenamento e evitar vazamentos.

Todo óleo arrecadado é trocado por materiais que serão utilizados na promoção da Educação Ambiental pelas crianças visitantes do Centro de Educação Ambiental, por meio de artes elaboradas em EVA e cartolinas, adquiridas nesta troca.

O Centro de Educação Ambiental localiza-se na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1.001, no Bosque Municipal, e recebe agendamentos para visitações ou palestras temáticas ambientais através do telefone 3454-3400.

Neste período de pandemia, o CEA está fechado para visitações, porém a coleta de óleo ocorre normalmente.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.