A Secretaria Municipal da Educação de Marília lançou o projeto Zera Fila Creche. O objetivo é eliminar a fila de espera por vagas em creches municipais, envolvendo crianças na faixa etária de quatro meses a três anos. Atualmente, há aproximadamente 330 crianças na fila de espera por uma vaga em creches municipais.
De acordo com a Secretaria, essa demanda evidencia a necessidade urgente de ampliar a oferta de vagas e otimizar os recursos disponíveis, de modo a reduzir o tempo de espera e garantir o direito das crianças a um ambiente de aprendizagem e cuidado adequado.
Entre as ações propostas para zerar a fila das creches, estão:
- Abertura de novas turmas e otimização dos espaços;
- Reorganizar a capacidade das creches existentes, ajustando a disposição dos ambientes para criar novas turmas, aumentando a capacidade de atendimento;
- Melhorar a utilização dos espaços físicos atuais, promovendo manutenções e adaptações que permitam acomodar mais crianças de forma segura e confortável, garantindo acessibilidade e bem-estar;
- Contratação de professores para reforçar o quadro de profissionais da Educação Infantil, contratando professores qualificados para suprir o déficit gerado por afastamentos e licenças;
- Ampliação do serviço de transporte escolar para atender às crianças que residem em áreas mais distantes, levando em consideração a expansão urbana, a criação de novos bairros e loteamentos;
- Implementar um sistema de inscrição antecipada a partir de um mês antes da criança completar quatro meses de idade, que é a idade mínima para ingresso na creche, o que facilita o planejamento.
Pais agradecem

O evento contou com a presença de diversos pais, mães e avós, com seus filhos e netos que frequentam a Rede Municipal de Educação.
O pai do garoto do Bernardo, Elieber França, agradeceu pelo projeto. “Precisamos trabalhar e precisamos da escola. Viemos de Curitiba e sempre fomos bem atendidos pela escola e pela Secretaria da Educação. Quando chegamos, conseguimos vaga em 15 dias. Agradeço a Emei Curumim pelo cuidado com nossos filhos”.
Crianças: prioridade

Ao assinar a autorização para início do projeto Zera Fila Creche, o prefeito Vinicius Camarinha afirmou que a prioridade número um de seu governo são as crianças:
“Hoje damos mais um passo seguro, firme, importante e convicto no cuidado das crianças. O acesso à educação é um direito Constitucional e agora estamos zerando a fila de escola para que os pais possam trabalhar e também para que possamos oferecer às crianças oportunidade de formação de vida, de socialização e de educação”.

Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





