Prefeitura de Marília inicia novo projeto em Parque Sustentável

Compartilhe:




Objetivo é benefícios socioambientais à cidade. Projeto de horta comunitária começou em área localizada no Jardim Montana 2, na zona norte.

 

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento iniciou nesta semana mais um projeto que promoverá a sustentabilidade e trará grandes benefícios socioambientais à cidade.

Dentre tantos projetos sustentáveis contemplados em uma área com mais de quatro quilômetros quadrados, localizada no Jardim Montana 2, zona norte do município, nesta semana iniciou-se o projeto de horta comunitária, que utilizará em sua formação, adubos feitos através da compostagem orgânica, reaproveitando resíduos que seriam descartados em aterros, e serão utilizados na produção de insumos que servirão para adubação dos canteiros de legumes e hortaliças.

Na área já estão em execução ações que objetivam recuperar e proteger 14 nascentes, formar trilhas ecológicas, promover reflorestamentos, construções de salas sustentáveis com reuso de garrafas e pneus, captação de água de chuva, uso de energia solar, meliponicultora, aquaponia, coleta seletiva de recicláveis, 

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Renato de Argollo Haber, destaca a importância deste trabalho em Marília. “Este modelo de gestão participativa demonstra a importância do envolvimento popular em trabalhos que beneficiarão diretamente toda a sociedade, desenvolvendo um meio ambiente mais sadio e equilibrado”, afirmou.

O ativista ambiental Carlos Eduardo dos Santos, o Coelho da Aquaponia, idealizador do projeto, explica os objetivos deste imenso parque sustentável.

Estamos buscando apoios através do poder público, empresas e voluntários para adquirirmos materiais e conhecimentos, e já estamos colhendo bons resultados através destas parcerias. Marília terá uma grande atração turística, que permitirá caminhadas através de trilhas ecológicas em meio a nascentes e árvores nativas, que abrigarão a biodiversidade característica da nossa região", observou.

A coordenação do projeto está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública e envolve as demais secretarias conforme os temas abordados forem relacionados à suas atribuições.

Para colaborações, sugestões e participações referentes ao projeto, contatos poderão ser realizados através do telefone 3454-3400.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.