A Prefeitura de Marília vai entregar no sábado (30), a revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF) Jânio Quadros “Jairo Florêncio Carvalho”, na zona Norte. Das 12 obras em andamento na área da saúde, esta será a quarta a ser concluídas pela gestão do prefeito Vinicius Camarinha. Antes já haviam sido inauguradas as reformas da USF Vila Barros, UPA Sul “Sinara Mesquita Serva” e USF Toffoli.
Já as melhorias na UPA Norte estão em fase final e com previsão de entrega para o dia 27 de setembro. As demais obras que estão em andamento na saúde são: reformas da UBS Castelo Branco, CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), Policlínica Zona Oeste, USF Cavalari e USF Parque dos Ipês; e construção de nova UBS no Parque das Nações (zona Norte) e do CAPS III 24 Horas (zona Sul).
Melhorias executadas
O investimento total na revitalização da USF Jânio Quadros foi de aproximadamente R$ 354 mil, com o objetivo de modernizar a infraestrutura e melhorar a qualidade do atendimento e a segurança para usuários e funcionários.
Confira as melhorias:
- Infraestrutura e Adequações Internas: a revitalização focou na melhoria dos espaços de atendimento. Os consultórios e banheiros foram reformados, incluindo a adequação de um sanitário para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), garantindo maior acessibilidade. O consultório odontológico foi modernizado com a instalação de uma bomba a vácuo, e a organização interna foi otimizada com a instalação de novas divisórias, permitindo um fluxo de atendimento mais eficiente.
- Cobertura e Caixilharia: a estrutura da cobertura foi completamente renovada para garantir a durabilidade e proteção da unidade. A manutenção do telhado incluiu a construção de uma nova estrutura de madeira, a instalação de novas telhas de barro, cumeeiras, calhas e rufos em chapa galvanizada. O forro antigo foi removido e substituído por lâminas de PVC, e as portas e janelas foram trocadas por modelos novos de madeira e ferro veneziana, com a adição de grades de proteção. A área externa também foi reforçada com a instalação de um novo alambrado com arame farpado e novos portões para acesso de veículos e pedestres.
- Jardinagem e Exteriores: a área externa foi revitalizada para oferecer um ambiente mais acolhedor. Foi realizado o plantio de grama esmeralda em placas e a instalação de uma base de bica corrida para nivelamento do terreno, melhorando a estética e a organização do espaço.
- Pintura e Identidade Visual: para aprimorar a identidade visual da unidade, foi feita uma pintura geral, com remoção da massa antiga e aplicação de nova massa corrida, tinta acrílica nas paredes e esmalte à base de água em superfícies de madeira e metal. A sinalização foi renovada com a instalação de novas placas de identificação para os ambientes internos e um novo totem na entrada. Além disso, foi instalado um toldo para proporcionar mais conforto aos usuários na área externa.
- Sistemas Hidráulicos e Elétricos: todos os sistemas elétricos foram revisados e substituídos, seguindo os padrões modernos de segurança. O sistema hidráulico também passou por reparos gerais, garantindo o bom funcionamento de toda a unidade.
- Pisos e Revestimentos: acessibilidade e segurança foram priorizadas com a construção de uma nova calçada externa. A obra incluiu o reforço das fundações para garantir durabilidade e facilitar o acesso de todos os usuários.

O prefeito Vinicius Camarinha destacou mais uma obra finalizada na saúde:
“Desde o início da nossa gestão estamos priorizando a saúde, que estava completamente abandonada. Todas as unidades se encontravam em péssimo estado de conservação, dificultando o trabalho dos profissionais de saúde e o atendimento à população. Priorizamos as que estavam mais precisando e esta já será a quarta que iremos entregar totalmente remodelada.Vamos continuar trabalhando de forma intensa para cuidar e melhorar a vida da população mariliense.”
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, falou sobre a entrega de mais uma obra:
“Só temos que agradecer e parabenizar o prefeito Vinicius por priorizar a saúde e recuperar as unidades e serviços que ficaram abandonados por oito anos. Em oito meses já será a quarta reforma concluída e temos outras oito obras em andamento para melhorar as condições de trabalho dos nossos profissionais de saúde e, consequentemente, a saúde da população.”
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





