A Prefeitura de Marília emitiu um alerta à população sobre a atuação de falsos coletores de lixo que estão passando por residências da cidade para pedir dinheiro sob o pretexto de “boas festas” de fim de ano. Internautas do Visão Notícias denunciaram o caso, inclusive enviando fotos mostrando o homem que se passa por coletor e usando o uniforme da empresa terceirizada (contratada pela Prefeitura).
Segundo relatos, o homem estaria usando uniforme semelhante ao da empresa terceirizada responsável pela coleta de lixo no município, o que tem facilitado a abordagem nas casas. Em pelo menos uma ocorrência, uma testemunha verificou imagens de câmeras de segurança e constatou que o suspeito chegou ao local em um veículo Chevrolet Onix, que foi deixado estacionado embaixo de uma árvore próxima à residência.
Ainda de acordo com as informações, o falso coletor utiliza até uma máquina de cartão para receber pagamentos, o que reforça o golpe e induz moradores ao erro, principalmente neste período em que doações natalinas costumam ser comuns.
Prefeitura orienta população a redobrar atenção
A poucos dias do Natal, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, reforçou o alerta para que a população fique atenta e evite cair em golpes.
“As campanhas natalinas são tradicionais, mas, antes de ajudar, é importante ficar atento ao uniforme dos coletores. Nossas equipes trabalham uniformizadas, ou seja, totalmente identificadas, e todo o cuidado é pouco com esses estelionatários, que utilizam do espírito solidário da nossa população para a prática de golpes”, afirmou o secretário Mário Rui de Moura.
Uniforme usado pelos coletores da empresa terceirizada em Marília.
A administração municipal orienta que os moradores não façam pagamentos em dinheiro ou cartão a pessoas que se apresentem como coletores, especialmente fora dos dias e horários regulares da coleta.
Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos pelo telefone (14) 3408-6700 ou denunciar o caso à Polícia Militar (190).
Como não cair no golpe
Para não cair no golpe do falso coletor de lixo, desconfie de pedidos de doação inesperados e fora de hora. As equipes oficiais de coleta de lixo não estão autorizadas a solicitar dinheiro ou presentes diretamente aos moradores.
Confira os sinais de alerta:
- Abordagem fora do horário normal: a coleta de lixo segue horários e dias específicos. Abordagens em horários diferentes do habitual são um forte indício de fraude;
- Pedidos de dinheiro ou "caixinha de Natal": este é um golpe comum, especialmente perto do final do ano. Coletores verdadeiros não pedem "caixinha" de porta em porta;
- Falta de identificação oficial ou uniformes suspeitos: Embora os golpistas possam usar roupas semelhantes aos uniformes (incluindo tipo de calçado), eles geralmente não possuem identificação oficial ou o veículo da empresa de coleta;
- Pressa ou senso de urgência: golpistas tentam criar uma situação que exige uma decisão rápida, impedindo que a vítima pense ou verifique a informação;
- Solicitação de dados pessoais ou bancários: jamais forneça informações sensíveis como CPF, dados bancários ou detalhes da sua vida pessoal a essas pessoas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




