Prefeito Diogo Ceschim recebe instituições sociais de Pompeia para tratar dos repasses de 2026

Compartilhe:




O prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim, recebeu neste começo de semana, em seu gabinete, representantes das instituições sociais do município que atuam no atendimento a crianças, adolescentes e idosos. A reunião teve como objetivo esclarecer como funcionarão os repasses de recursos públicos ao longo deste ano, além de alinhar procedimentos e reforçar a importância da responsabilidade na aplicação dos recursos. 

Participaram do encontro representantes do Lar da Criança Alice Araújo, Colégio das Irmãs – Centro de Assistência Social Nossa Senhora de Fátima, S.I.M – Serviço de Integração de Menores, Associação Oásis, APAE, ACI, Lar dos Idosos de Pompeia e Lar de Oriente.

Durante a reunião, foi explicado que os repasses às instituições ocorrem por meio de verbas do Tesouro municipal e pelos Fundos Municipais, como os da Criança e do Adolescente e do Idoso. Para ter acesso aos recursos, as entidades devem apresentar projetos e participar dos chamamentos públicos, conforme prevê a legislação. 

Em 2025, o município repassou cerca de R$ 1,5 milhão do Tesouro Municipal, já que não houve recursos provenientes dos fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso.

Para este ano, diante do cenário econômico nacional e com a retomada dos recursos desses fundos, o repasse do Tesouro Municipal será de aproximadamente R$ 500 mil. A administração municipal reforçou, no entanto, que não haverá prejuízo para as instituições atendidas, com os repasses mensais.

Trabalho das entidades é elogiado

O prefeito Diogo destacou a seriedade do momento e a necessidade de atuar com responsabilidade, reconhecendo o trabalho essencial desenvolvido pelas entidades sociais no cuidado com a população. Também foi ressaltado que novas instituições poderão ser contempladas, desde que apresentem projetos e atendam aos critérios estabelecidos nos chamamentos públicos. 

Outro ponto abordado foi a atenção aos prazos legais para o recebimento de emendas parlamentares. Por se tratar de ano eleitoral, a legislação federal estabelece o prazo até 31 de junho para o repasse dessas emendas. Diante disso, a orientação é que as instituições busquem apoio junto a deputados parceiros, visando a captação de recursos que possam auxiliar no custeio e no desenvolvimento de projetos.

 





Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.