Apesar do governo do Estado ter dado "autonomia" aos municípios para seguir plano de volta às aulas de forma presencial, o prefeito Daniel Alonso anunciou que não cogita nenhuma medida neste sentido antes de ouvir os professores, funcionários, equipe de saúde e principalmente os pais.
O assunto será uma das pautas da reunião do comitê criado para discutir e tomar decisões sobre o novo coronavírus. O outro será a ampliação do horário de funcionamento do comércio, de seis para oito horas, nas cidades que já estão na fase amarela do Plano SP, como é o caso da região de Marília.
A Secretária de Estado da Educação autorizou a abertura gradual das escolas nas cidades que estão na fase amarela do Plano São Paulo em duas datas distintas.
A partir do dia 8 de setembro, a retomada atenderia apenas alunos com mais dificuldade de aprendizado em atividades de reforço. A retomada efetiva, mas ainda gradual e restrita do calendário letivo, é prevista para 7 de outubro.
Mas o Secretário de Educação Rossieli Soares destacou que os prefeitos podem criar calendários próprios e planos mais restritivos, com base nos dados epidemiológicos regionais.
Se uma eventual decisão municipal diferir do calendário proposto pelo Estado, a medida local valerá para todas as escolas públicas e privadas daquela cidade. É neste sentido que o prefeito Daniel Alonso pretende discutir com todos os envolvidos na área antes de tomar qualquer decisão.
Calendário previsto
Para retomar atividades presenciais a partir de 8 de setembro, as escolas devem estar em regiões que estão há 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo. As unidades podem receber alunos para aulas de reforço, recuperação e atividades opcionais.
Nesta primeira etapa, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, o limite máximo é de até 35% dos alunos em atividades presenciais. Para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, o limite máximo é de 20%.
O retorno oficial das aulas é previsto para 7 de outubro, o que só ocorrerá se 80% das regiões estiverem por 28 dias seguidos na fase amarela do Plano São Paulo. A retomada será gradual e, na primeira etapa, vai atingir até 35% dos alunos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





