O consumidor que acompanha de perto o preço na gôndola dos supermercados tem percebido que o leite é um dos produtos com a maior elevação ao longo dos últimos meses. Em abril, a variação foi de 5,23%; em 12 meses, a alta é de 18,90% e, no acumulado do ano (de janeiro a abril), a alta é de 13,08%.
O principal fator para a elevação do preço do produto é o período de entressafra, quando produção do leite é reduzida. Com isso, a oferta e a disponibilidade do produto no mercado diminuem e provocam o aumento do preço. Outro fator que vem impactando é a opção de alguns produtores de migrar para pecuária de corte, decisão que também reduz a oferta no mercado.
Os supermercadistas estão negociando os preços para que o impacto no custo do produto seja o menor possível. A recomendação é pesquisar os preços do leite em diversos pontos de venda para encontrar o menor preço ou promoções que possibilitem ao consumidor a compra do produto com o menor valor de reajuste.
Sobre APAS Regional Marília:
Em 2015, a região de Marilia foi responsável por 1,7% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 1,6 bilhões. Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 9 mil colaboradores. E assim, o setor desponta como uma das principais atividades do comércio e do PIB da região. Só na cidade de Marilia o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 500 milhões, o que equivale a 30% da região e 0,50% do faturamento de todo o estado de São Paulo.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.328 associados, que somam mais de 2.830 lojas
![]() |
Livre de vírus. www.avast.com. |
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





