Por que o mosquito Aedes aegypti transmite tantas doenças?

Compartilhe:




Vilão em Marília e em centenas de cidades nos últimos anos, o mosquito Aedes aegypti é transmissor de várias doenças. Embora grande parte das atenções (e preocupações) ainda estejam voltadas à pandemia da Covid-19, a dengue continua fazendo vítimas e há o risco de mais um verão com epidemia.

Considerado uma das espécies de mosquito mais difundidas no planeta pela Agência Europeia para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), o 

Identifique esse mosquito 

O Aedes aegypti também esteve no centro de um surto de febre chikungunya ocorrido no país, quando este vírus chegou ao Brasil e se espalhou com a ajuda do mosquito. 

Apesar de a febre amarela ter sido considerada erradicada de áreas urbanas brasileiras em 1942, casos de contaminação foram confirmados em cidades de Goiás e no Amapá em 2014.

TRANSMISSOR DE VÍRUS

Alguns fatores contribuem para tornar o Aedes aegypti um agente tão eficiente para a transmissão desses vírus. Entre eles estão, sua capacidade de se adaptar e sua proximidade do homem. 

Surgido na África em locais silvestres, o mosquito chegou às Américas em navios ainda na época da colonização. Ao longo dos anos, encontrou no ambiente urbano um espaço ideal para sua proliferação.

Mas a falta de água limpa não impede que o Aedes aegypti se reproduza. Estudos científicos já mostraram que, nesse caso, a fêmea pode depositar seus ovos em água com maior presença de matéria orgânica.

Os ovos também podem permanecer inertes em locais secos por até um ano, e, ao entrar em contato com a água, desenvolvem-se rapidamente - num período de sete dias, em média.

Um aspecto que também favorece a reprodução é o fato de a fêmea colocar em média cem ovos de cada vez, mas não fazer isso em um único local.

Em vez disso, ela os distribui por diferentes pontos. Também se trata de um mosquito flexível em seus hábitos de alimentação. 

O Aedes aegypti é, geralmente, diurno: prefere sair em busca de sangue pela manhã ou no fim da tarde, evitando os momentos mais quentes do dia.

Medidas de prevenção:

 

 

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.