Nesta semana, Saúde encerrou imunização de pessoas com mais de 56 anos. Organização e quantidade de postos contribuíram para acelerar essa cobertura.
O Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia divulgou neste sábado um balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19. O município está se destacando em relação à região ao conseguir atingir a faixa etária dos 56 anos e, dessa maneira, superar a faixa dos 26% de toda população imunizada.
O sucesso na vacinação em Pompeia se deve a alguns fatores importantes e estratégicos: o DHS está mantendo nove postos abertos para imunizar a população contra o novo coronavírus e ao mesmo tempo realizando a campanha todos os dias da semana -- e não determinadas datas para a realização da campanha.
Dessa maneira, assim que chegam mais doses, a população da faixa etária determinada é rapidamente avisada e pode procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, sem o risco de aglomeração.
Outra questão importante é que, com a informatização de todo o sistema de saúde, existe o cadastro de todos os moradores. Caso alguma pessoa fique sem receber a segunda dose, por exemplo, a equipe imediatamente entra em contato para verificar o que ocorreu.
É o que vai acontecer na segunda-feira com a faixa etária dos 56 anos. Quem não procurou os postos de saúde até ontem, receberá uma ligação da unidade em que está cadastrado.
Vacina Oxford/AstraZeneca
Prefeita Tina destacou o trabalho realizado pela equipe do DHS.
Outro detalhe importante para que a campanha consiga ser realizada de forma mais rápida é o fato de que Pompeia está recebendo as doses da vacina Oxford/AstraZeneca, destinadas pelo governo federal que garante a imunização na primeira e segunda doses.
A vacina do Butantã não está sendo enviada pelo governo do Estado em virtude da falta de insumos por parte da China.
A prefeita de Pompeia, Tina Januário, parabenizou o empenho de toda a equipe do Departamento de Higiene e Saúde que tem se empenhado nessa operação de vacinação e ao mesmo tempo destacou a conscientização dos moradores que têm atendido aos chamamentos de forma rápida, o que garante uma imunização do público-alvo na primeira e segunda doses.
"Existe todo um trabalho coordenado para garantir a imunização eficaz e rápida da população. Estamos aguardando o recebimento de mais doses da vacina para reduzir ainda mais a faixa etária", observou Tina.

Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





