O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia está realizando uma semana de conscientização, prevenção e combate à dengue nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental do Município. Durante os cinco dias, os alunos estão tendo palestras e apresentações falando sobre as formas de prevenir a doença.
O superintendente do DHS, Adalberto Bento, explicou sobre a importância de envolver crianças e adolescentes na prevenção da doença. "É muito importante que os alunos saibam sobre a doença e dos cuidados necessários para prevenir. Assim, eles podem ajudar os pais em casa no controle dos criadouros para que o mosquito não se prolifere", disse.

As ações de prevenção continuam sendo realizadas por todas as equipes das UBSs e USFs em suas visitas de rotina, com distribuição de panfletos orientativos, aplicação de larvicida em pontos estratégicos, além da vistoria nos quintas e entorno. Até o momento, a cidade registra 238 casos da doença desde janeiro deste ano. Desse total, nenhum caso grave foi registrado.
Adriana Fernandes Parra, enfermeira epidemiológica do DHS, explica que a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade.

O DHS pede a colaboração da população, reforçando a importância de reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, mantendo reservatórios ou qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





