Novas estratégias seguem orientações da Sucen e Vigilância Sanitária
Como parte das ações coordenadas no combate à dengue, o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia esteve em reunião com servidores da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) e da Vigilância Sanitária, para reforçar a importância do papel dos Agentes Comunitários de Saúde, e dos Agentes de Endemias, no enfrentamento ao mosquito e a doença.
Desde novembro de 2023, o DHS está em constante monitoramento e alerta quanto ao cenário epidemiológico da dengue em Pompeia, coordenando uma série de ações para o enfrentamento da doença em todo o Município, e continua pedindo a colaboração da população na eliminação de possíveis criadouros.
De acordo com Luiz Carlos Porto, representante da SUCEN de Marília, a nebulização é importante, mas deve ser considerada "um auxílio" e não um instrumento único de combate ao mosquito Aedes aegypti. Confira:
"Temos que fazer a boa e velha saúde pública, trabalhar junto, reforçar as varreduras por meio das visitas de intensificação, vistoriar bem terrenos, pontos estratégicos, quintas e interior dos imóveis, como bandejas de geladeira, ralos, vasos de plantas e sanitários, sem se esquecer das casas fechadas ou de temporada. Por incrível que pareça, nossas equipes encontraram muitas larvas nesses locais menos lembrados”.
A vacina, apesar da limitação de doses disponíveis para o SUS, também está sendo uma das estratégias que se soma às demais ações de combate à dengue, com público restrito, porém, em andamento.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288