Polícia Ambiental divulga balanço da Operação Francisco de Assis, na região

Compartilhe:




A Polícia Ambiental de Marília divulgou um balanço da Operação Francisco de Assis, realizada nesta semana em todo o Estado de São Paulo. Na região, as equipes percorreram diversos municípios, com apreensão principalmente de aves que eram mantidas irregularmente em cativeiro, além de desmatamentos e até um jacaré que foi solto posteriormente.

A operação contou com o emprego de mais de mil policiais militares em 380 viaturas náuticas e terrestres.

 O objetivo também foi combater o crime de porte ilegal de arma, caça ilegal, maus-tratos e de conscientizar a população para a proteção da fauna, para a proteção dos habitats e do meio ambiente.

A nível estadual, o destaque ficou por conta da apreensão de 120 quilos de camarão oriundos da pesca ilegal no interior da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro, setor Carijós, município de Praia Grande.

As ações contra o tráfico, a caça e o cativeiro ilegal da fauna silvestre e o combate ao desmatamento, queimadas e mineração clandestina.

 

Região de Marília

Nos dois dias de operação, as equipes da Polícia Ambiental, com sede em Marília, percorreram diversas cidades da região.

No total, foram apreendidas 28 aves que eram mantidas em cativeiro de forma irregular, ou seja, sem anilhas de identificação ou que haviam sido falsificadas/adulteradas. Os criadores foram multados em 17 mil reais.

Além de pássaros, os policiais ambientais também apreenderam numa chácara no bairro Boa Vista, município de  Bernardino de Campos (região de Ourinhos), uma espingarda, um revólver calibre 22, diversas munições, chumbos e pólvora (foto).

Um jacaré foi devolvido ao habitat natural durante a operação.

A operação também flagrou um desmatamento ilegal pelo município de Santa Cruz do Rio Pardo, ou seja, uma degradação ambiental em uma propriedade rural, onde foi constatado a supressão de um maciço coberto por vegetação nativa objeto de especial preservação, totalizando 1,44 hectare. O dono da área foi multado em R$10.080,00.

Outra ocorrência foi a soltura de um jacaré nas águas do Rio do Peixe pelo município de Tupã. O animal havia sido  capturado pelo município de Quintana. Como não apresentava ferimentos, foi solto em habitat natural.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.