Veículo representava grande perigo principalmente em pista molhada
Neste período de verão, quando é comum as "pancadas" de chuva forte, uma das condições importantes para quem está dirigindo nas estradas é ter os pneus do veículo em perfeitas condições porque ajudam a evitar a aquaplanagem e a derrapar.
Mas, um caminhoneiro foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal dirigindo uma carreta colocando em risco a vida dele e das demais pessoas com quem cruzasse. O veículo estava com 12 dos 26 pneus "carecas", ou seja, sem as ranhuras em profundidade útil ou possuíam buracos, comprometendo a segurança de trânsito.
Os pneus precisam ter ranhuras em profundidade para garantir segurança, principalmente na chuva.
O caso ocorreu no final da tarde de ontem (17) na BR-153, em Marília e foi descoberto durante uma fiscalização de rotina. Para complicar ainda mais o problema, o dia estava chuvoso e o piso estava molhado.
Além disso, como estava carregado com 40 toneladas de resíduos de madeira, numa necessidade de frenagem em piso molhada, o risco de aquaplanagem e acidente estava bastante aumentado.
Resultado do perigo
O veículo ficou retido até que o proprietário providenciasse a troca dos pneus comprometidos por outros em condições adequadas de uso.
De acordo com a PRF, o Código de Trânsito Brasileiro obriga tanto veículos de carga como de passeio estarem com os pneus em boas condições pois são itens essenciais na segurança viária. Um indicador que pode ser verificado por qualquer um é o TWI, o qual mostra se a banda de rodagem já alcançou o desgaste limite.
Fonte: Jornal do Carro
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





