Pensando na aposentadoria? Comece 5 anos antes

Compartilhe:

Quando o assunto é planejar a aposentadoria, quanto antes, melhor.

 

Cinco anos é um prazo razoável para começar a pensar no assunto, dizem os especialistas em INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e em organização financeira.

 

O primeiro passo é o mais importante. Organizar a papelada do INSS, conferir vínculos de trabalho, salários, verificar a situação do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é o que vai definir se o segurado precisará, por exemplo, ir à Justiça.

 

Nessa questão, a antecipação é uma grande vantagem, pois aumenta as chances de a ação terminar antes de o segurado pedir a aposentadoria. Também evita que ele precise adiar o benefício.

 

Se aposentou. E agora?

 

 

Saúde em primeiro lugar

Porque de nada servem os planos, se você não se preocupou com a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida durante todos estes anos.

 

Pratique exercícios

Não se desespere se você não tinha pensado nisso, nunca é tarde para introduzir novos hábitos e estabelecer uma atividade física regular.

 

Aposentadoria não significa ficar o dia todo assistindo televisão, sem horário para nada. É sim, um momento para refletir e buscar atividades satisfatórias que antes, em função do trabalho ou outra razão, não eram possíveis.

 

O financeiro

Reserve um dinheiro para o amanhã, quanto mais cedo começar é melhor. Dedique uns 10% da sua renda para a sua aposentadoria. Não se pode  confiar, nem imaginar que com o plano de aposentadoria do INSS poderemos manter o nosso padrão de vida.

 

O profissional

Profissionalmente, quando é possível, é interessante pensar em alguma atividade que sempre gostou e que traga felicidade e satisfação. Com esses ingredientes é muito mais fácil se manter ativo. Vários estudos comprovam como é importante manter o cérebro ocupado e ativo positivamente.

 

Se existe a disponibilidade financeira, é um bom momento para exercer a cidadania fazendo algum trabalho humanitário dentro de sua área de conhecimento ou vontade.

 

Busque um hobby

Quem sempre cultivou um hobby, qualquer que seja, poderá nesse momento dar mais atenção e torná-lo uma parte importante da sua vida. É como voltar a ser criança e brincar!

 

Fazer algo divertido, que as horas passem sem você perceber. Para aqueles que nunca pensaram em um hobby, agora é a hora. Busque suas áreas de interesse em esporte, trabalhos manuais, leitura, filmes, jardinagem, jogos de cartas, boliche, selos (tão em desuso hoje em dia).

 

Programe suas viagens

Poucas pessoas não gostam de viajar, não é mesmo? É sempre gostoso conhecer novas culturas, novas línguas, costumes e a comida típica. Pense em todos os lugares que gostaria de conhecer, estude cada um e faça um calendário de viagens. Programe-se; assim é possível encontrar ótimas ofertas com antecedência.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.