Pandemia completa seis meses no Brasil e deixa lições

Compartilhe:




O carnaval mal tinha terminado quando o Brasil registrou o primeiro caso de covid-19. A epidemia completou seis meses em território nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, são 3,6 milhões de casos confirmados e mais de 115 mil mortes, o que faz do Brasil o segundo país mais afetado, atrás apenas dos EUA.

Os números ainda são muito altos, e nenhuma vacina ou tratamento específico contra o novo coronavírus foi descoberto. Especialistas brasileiros dizem que aprendemos lições importantes e seis delas devem nos acompanhar mesmo depois da pandemia. São elas:

A compreensão da doença: Inicialmente considerada doença pulmonar, a covid-19 se revelou doença sistêmica, que ataca diversos órgãos e funções do corpo. "Houve uma curva de aprendizado muito intensa", atesta a pneumologista Margareth Dalcolmo.

O impacto econômico e social: "Espero que nesses meses de isolamento e confinamento as pessoas tenham aproveitado para repensar um pouco a forma de lidar com a natureza e como o outro.", diz o epidemiologista Roberto Medronho.

A epidemia também teve um efeito devastador sobre o sistema de saúde de vários países. Paralisou parte da produção industrial, do comércio e deixou milhares de desempregados.

 

A importância da ciência: Sem ciência, não teríamos avanços tão rápidos na compreensão da doença, na criação de kits de diagnóstico e, sobretudo, no desenvolvimento de vacinas em tempo recorde. "A pandemia deixou muito claro que não podemos ficar dependentes de outros países nesta área, precisamos de autonomia", diz Roberto Medronho.

O estrago das fake news: O desserviço que as fake news fizeram do ponto de vista da informação para a população foi enorme.  "A imprensa está fazendo o seu papel, mas a sociedade brasileira não conseguiu se organizar para dar uma resposta adequada diante da gravidade do que estamos vivendo." critica Fernando Bozza.

Herança para a humanidade: "Toda uma geração que nunca tinha vivenciado algo semelhante pode entender de fato o que é uma pandemia de uma doença transmissível. É um evento que certamente vai modificar a qualidade de vida no planeta, para o bem ou para o mal." diz Margareth Dalcolmo. 

Certeza da próxima epidemia: Roberto Medronho afirma que uma nova epidemia virá em algum momento. "Não é uma questão de 'se', mas de 'quando' um novo vírus surgirá ou um vírus já conhecido ressurgirá."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.