Por Daniel Alonso *
Na Itália, o Dia dos Pais é celebrado na mesma data em que é lembrado São José, em 19 de março. Nos Estados Unidos, que oficializou a comemoração na época do governo do presidente Richard Nixon, o Dia dos Pais acontece no terceiro domingo de junho, assim como no México e Canadá. Aqui no Brasil a data, que foi incluída no calendário oficial desde a década de 1950, é celebrada no segundo domingo de agosto.
Portanto, hoje. Quero desejar aos pais muita saúde, força e paz. O momento de reconhecermos em nosso pai seus esforços e dedicação transforma-se num recanto de gratidão. A figura paterna, muitas vezes, acaba sendo assumida por um avô, por um tio, por irmão mais velho e, naturalmente, por padrastos.
O que importa é que responsabilidade e o amor seguem igual, pois existe um ditado ‘pai é quem cuida, não quem faz’.Certamente, neste domingo, muitos tios estão sendo abraçados por seus sobrinhos que o reconhecem como tutores, o mesmo ocorrendo com avôs, irmãos mais velhos e padrastos.
Certa vez, em 2008, li um artigo do educador Rubem Alves, que já nos deixou, mas transmitiu verdadeiras lições para todos. Rubem disse que o pai é alguém que, por causa de um filho, tem sua vida inteira mudada de forma inexorável. Mas isso, a mudança de forma inexorável, nos revela que esta afirmação não é verdadeira para o pai biológico, pois um pai biológico se faz num momento.
‘Mas há um pai que é um ser da eternidade: aquele cujo coração caminha por caminhos fora do seu corpo. Pulsa, secretamente, no corpo do seu filho (muito embora o filho não saiba disto)’. Rubem Alves, com toda sua sabedoria, trouxe, neste texto sobre os pais o pensador Bachelard, que imaginou que para o pássaro, o ninho é indiscutivelmente uma cálida e doce morada.
“É uma casa de vida: continua a envolver o pássaro que sai do ovo. Para este, o ninho é uma penugem externa antes que a pele nua encontre sua penugem corporal”. O pai, conclui Rubem Alves, é um ninho eterno para seus filhos, confortando-os, protegendo-os e amparando-os em todos os momentos de suas vidas, incluindo na fase adulta. É um suporte para a caminhada, um amigo pronto para ajudar em todas as horas.
Que os pais sejam felizes hoje e sempre!
* Daniel Alonso é empresário, diretor da Casa Sol e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





