O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou na manhã desta quarta-feira (9), em Bauru, uma operação para investigar suspeitas de fraude em uma licitação estimada em R$ 5,2 bilhões para a gestão dos resíduos sólidos do município.
Batizada de operação Cavalo de Troia, a investigação envolve uma concessão prevista para durar 30 anos e considerada a maior contratação pública já projetada na história de Bauru. Simultaneamente, foram realizadas diligências da Operação Mobius, relacionada a supostas irregularidades no contrato de coleta seletiva.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diferentes prédios da administração municipal. Servidores chegaram a ser dispensados durante as diligências.
Quatro integrantes da administração municipal foram levados à Central de Polícia Judiciária para prestar esclarecimentos: Vitor João de Freitas Costa, secretário de Negócios Jurídicos; Cilene Bordezan, secretária de Meio Ambiente; Sara Moura de Jesus, secretária-adjunta de Meio Ambiente; e Roldão Neto, coordenador de Políticas Públicas para o Meio Ambiente. Também foi detida Gisele Moreti, presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam).
Entenda o caso
Segundo as investigações, foi identificada a atuação na administração municipal de uma secretária que mantinha vínculos profissionais e econômicos com a empresa beneficiada no processo.
A partir daí, interesses privados teriam passado a influenciar internamente a formatação e a condução do procedimento, permitindo que decisões formalmente públicas fossem discutidas e preparadas em articulação com representantes empresariais.
A investigação encontrou também, na estrutura da secretaria, outra profissional anteriormente vinculada à empresa alvo dos trabalhos desta quarta.
Em nota, a Prefeitura de Bauru confirmou a presença das equipes em prédios municipais e informou que colabora com as investigações, embora tenha afirmado que ainda não havia sido oficialmente comunicada sobre o inteiro teor da operação. Informações: TV TEM e JC Net.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288
A Agilidade no Jornalismo Online








