Operação contra o Greening apreende 25 mil mudas cítricas irregulares na região

Compartilhe:

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, divulgou nesta tarde um balanço da operação realizada na região no combate ao Greening, doença que ameaça a citricultura paulista.

Foram apreendidas mais de 25 mil 
mudas cítricas que estavam sendo produzidas e/ou comercializadas de forma irregular  nos municípios de Herculândia e Tupã. As irregularidades foram constatadas por engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários, com apoio da Polícia Ambiental.



De acordo com Valentim Scalon, engenheiro agrônomo e gerente do Programa Estadual de Sanidade na Produção de Materiais de Propagação, foram fiscalizados seis locais e foram identificadas mudas cítricas armazenadas a céu aberto, onde foram coletadas amostras para diagnósticos em laboratório oficial de Cancro Cítrico e Greening, tendo sido apreendidas e destruídas.

Durante a ação, quatro auto de infrações foram lavrados com base nas legislações vigentes que estabelecem medidas de defesa sanitária vegetal para coibir o comércio ambulante de mudas em São Paulo, em decorrência dos graves danos econômicos às lavouras e pomares comerciais que a prática gera.

O que é o 
Greening?



O Greening é hoje a doença que mais ameaça a citricultura no mundo. É causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp., e disseminado pelo psilídeo (Diaphorina citri).

A doença acomete todas as plantas cítricas, e não tem cura: uma vez contaminada, não é possível eliminar a bactéria da planta, que fica agindo como fonte de inóculo para contaminação de outras plantas. 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.