Operação Mercador Fenício ocorreu em diversas partes do país. Objetivo é desarticular organização criminosa.
Agentes da Polícia Federal também cumpriram em Marília mandados de busca e apreensão durante a operação Mercador Fenício que tem por objetivo desarticular diversas organizações criminosas especializadas no contrabando de cigarros e crimes de lavagem de dinheiro.
Os locais que foram alvo dessa operação em Marília não foram divulgados, já que todo o trabalho foi coordenado pela Delegacia da PF em Três Lagoas/MS.
Não há informações se ocorreram prisões na cidade ou na região. Foram cumpridos 60 mandados de busca e apreensão e quatro prisões preventivas, expedidos pela Justiça Federal.
Crimes são antigos
Os trabalhos investigativos constataram que os crimes vinham sendo praticados há aproximadamente dez anos, em razão da identificação e mapeamento das atividades tanto operacionais, quanto financeiras dos grupos criminosos.
Os responsáveis pela organização operacional das atividades ilícitas adquiriam os produtos no exterior e introduziam no Brasil de forma clandestina, além de realizar o transporte, armazenamento e distribuição em diversos pontos do território nacional a atacadistas e varejistas.
Quanto ao eixo financeiro, os integrantes realizavam a lavagem de capitais e efetuavam a retirada do País dos recursos provenientes dos crimes de contrabando.
O contrabando de cigarros, segundo dados das empresas do setor, movimenta aproximadamente 50% do mercado e, portanto, causa um grande prejuízo à sociedade em face do não pagamento de impostos, além de impossibilitar uma maior geração de empregos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





