Olimpíada do Conhecimento: de 53 competidores paulistas, 11 são mulheres

Compartilhe:




Destaque no principal torneio do ensino profissionalizante do país

 

A presença de competidoras do sexo feminino na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento reflete uma realidade que aos poucos vem sendo alterada no setor de produção manufatureira.

 

Seja por conta da tecnologia, que proporciona maquinários mais leves, ou pela mudança de pensamento, as mulheres assumem cada vez mais postos antigamente ocupados somente pelos homens na indústria.

 

Fabiana Bonacina tem 20 anos e representa a unidade do município de Pompeia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sao Paulo (Senai-SP). Ela trabalha em conjunto com dois colegas: Alex Massayuki e Guilherme Campanez, também de Pompeia.

 

O desafio do grupo é construir uma empilhadeira de controle remoto para levantar 50 quilos. Sua função é desenhar, operar e programar o centro de usinagem e montar peças.

 

A moça acredita que há uma mudança gradual do papel da mulher na indústria que parte tanto dos homens como das próprias mulheres.

 

Mas a imagem de um grande maquinário ou ferramentas ainda pode ser encarada com certa rejeição pelas meninas no momento de escolher uma profissão.

 

Seu colega de equipe, Alex Massayuki, acredita que ter uma mulher num processo industrial é um ganho no quesito capricho.

 

Quanto à força física, Alex também crê que com o desenvolvimento de materiais e equipamentos mais leves, a ideia de esforço fisico perde força.

 

“Hoje em dia as máquinas são preparadas para a ergonomia da pessoa, são coisas mais leves. Essa coisa de ser pesado esforço é um tabu que precisa cair”, comenta.

 

De 53 competidores representando o Senai-SP na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, 11 são mulheres. Essa presença feminina reflete uma situação cotidiana das escolas paulistas da instituição.

 

Há uma área do centro de convenções Expominas, onde acontece a Olimpíada do Conhecimento, que chama atenção pelo número de mulheres: a modalidade Jardinagem e Paisagismo.

 

Nesta área, é possível ver as alunas Letícia Rodrigues e Mirian Aparecida Dias, do interior de São Paulo, enchendo carrinhos de mão com areia, carregando plantas e até blocos para compor o cenário da jardinagem.

 

 

Também há meninos, competindo na modalidade Confeitaria. É o caso de Rafael Luís Pereira, também do Senai-SP.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.