O perigo pode estar em casa: choques mataram mais do que incêndios em 2019

Compartilhe:




Você é adepto das gambiarras eletrônicas? Costuma usar o celular enquanto ele está recarregando na tomada? Pois saiba que o número de acidentes em decorrência de choques e incêndios de origem elétrica chegaram a 1.662 em 2019.

Os registros são da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), que divulgou nessa semana o seu anuário estatístico de acidentes de origem elétrica ocorridos no ano passado no Brasil. Os choques foram os maiores responsáveis pelos acidentes envolvendo eletricidade. Seguido de incêndios por sobrecarga e descarga atmosférica. 

Analisando as fatalidades em decorrência de choques, adultos com idade entre 31 e 40 anos foram as principais vítimas (195 pessoas). Mas muitos bebês e crianças também acabaram morrendo diante da descarga elétrica. Ao todo, 42 com idades entre zero e dez anos. Os números são preocupantes.

Os dados divulgados são uma parcela dos acidentes no Brasil, as fatalidades devem ser ainda maiores, já que existem casos que não são reportados e nem divulgados.

Onde é mais comum acidentes com choque?

A maioria dos casos contabilizados no levantamento aponta o ambiente doméstico como o lugar de maior perigo. O fio partido (que envolve acidentes com tomadas sem tampas, cabos sem isolamento etc.) é o principal culpado, mas os eletrodomésticos também têm apresentado perigo.

E os incêndios? As residências (casas, apartamentos, sítios/fazendas) também são os locais em que acidentes de origem elétrica acontecem com mais facilidade. Em 2019, foram 255 casos com 25 mortes. Comércios (de pequenos a grande porte) foram os segundos no ranking, com 178 ocorrências e 10 mortes.

Problemas nas instalações elétricas internas foram os grandes responsáveis, em 363 casos. No entanto, outros 119 aconteceram por conta de falhas em ventiladores e ar-condicionado. Incêndios provocados durante a recarga do celular somaram 15 (com duas mortes).

Como evitar tantas fatalidades? 

Não use carregador de celular falso / Usar cabos originais é sempre a melhor escolha / Evite o uso excessivo de adaptadores e extensões Mantenha a manutenção da Rede elétrica da residência e comércio em dia / Evite manusear celular quando estiver na água.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.