O fortalecimento das parcerias

Para Daniel Alonso, é o caminho para a consolidação de avanços no setor produtivo.
Compartilhe:




Por Daniel Alonso *

Uma das nossas tarefas à frente da Federação das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de São Paulo, a Fecomac São Paulo, será o fortalecimento das parcerias. Este é o caminho para a consolidação de avanços no setor produtivo. Se faz estratégico o reforço do pilar entre o varejo e a indústrias, para que os canais de distribuição e de negócios fluam de maneira efetiva.

O varejo é o maior empregador do Brasil, entretanto é o setor mais explorado em termos de impostos. Lamentavelmente, o varejo segue esquecido em termos de políticas públicas. Por isso, uma das tarefas da Fecomac São Paulo é atuar junto aos 250 congressistas brasileiros que declararam apoio e comprometimento com o setor produtivo.

Nosso trabalho é para que tanto em termos burocráticos, quanto em se tratando de carga tributária, o varejo, tão essencial para girar a economia brasileira, alcance um patamar justo. Um equilíbrio para que a atividade continue assegurando empregos de carteira assinada, aquecimento econômico e, naturalmente, recolhimento dos impostos para que a sociedade receba serviços essenciais de qualidade.

O varejo paulista está por trás dos índices que fazem o Produto Interno Bruto de São Paulo ser um dos maiores do Brasil e, obviamente, estar entre os maiores do mundo. Só para efeito de comparação, a economia do Estado de São Paulo, por si só, está entre as 20 maiores economias do mundo.

Quem acompanha as movimentações da economia compreende que começamos a respirar os ares de 2016. Mas, temos consciência de que no médio prazo, o mercado deve se manter difícil.

Neste cenário, o que nos leva a pensar em termos de Federação das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de São Paulo é o fortalecimento das parcerias, a integração plena entre varejo e indústria. Nesta caminhada iremos conduzir a cultura do conhecimento, incentivando a formação de todos os atores envolvidos na sistemática que faz o tijolo chegar até a construção ou a reforma da família.

Isto significa estimular e facilitar as realizações de cursos, treinamentos e até mesmo o MBA específico para líderes e executivos do setor de materiais para construção. Como já disse anteriormente, a missão me foi concedida num momento onde o associativismo é estratégico. Estratégico, num primeiro momento para a própria sobrevivência e, num segundo momento, para o crescimento.

= = = = = = = = 

* Daniel Alonso é empresário, diretor da Casa Sol e presidente eleito da Federação das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de São Paulo (Fecomac São Paulo)

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.