Por Daniel Alonso *
A Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) completou 81 anos de fundação nesta semana. A entidade que congrega a classe empreendedora, o comércio, a
produtividade e o dinamismo de nossos empresários representa um porto seguro para a comunidade.
Suas ações, incluindo as campanhas que contribuem para o incremento de vendas e atração de consumidores de toda a região, alicerçam a caminhada de quem precisa enfrentar uma série de fatores adversos e inóspitos.
Já disse, neste espaço recentemente, que a trajetória do empreendedor, do micro e pequeno empresário, de quem se dispõem a contribuir para a produtividade, para geração de empregos e crescimento de sua comunidade, se assemelha bem ao do navegante que, em seu barco, enfrente ondas, vendavais e temporais para levar esperança e as oportunidades para a outra margem do oceano.
Quem acompanha o Impostômetro, o painel digital de contagem elaborado pela Associação Comercial de São Paulo, se assusta com o quanto pagamos de impostos. Não sou contra o recolhimento de impostos, apenas não posso concordar com o escárnio de cobranças absurdas e que não retornam em serviços sociais, saúde pública e educação de qualidade para a nossa população. Injustiças fiscais recaem sobre quase todos os setores empresariais.
Faz-se sim necessário o enxugamento da máquina administrativa, começando por uma revisão fiscal de ponta a ponta, contemplando todas as esferas de governo. Ninguém quer o desmantelamento da estrutura pública, no entanto, é urgente uma otimização e controle, valorização do funcionalismo e aplicação adequada dos impostos que são cobrados tanto da classe produtiva, quanto da classe trabalhadora. Só para se ter uma ideia, até sexta-feira o Impostômetro havia marcado mais de R$ 1,2 trilhões de recolhimento em impostos no Brasil todo.
Domingo passado foi dia de protestarmos contra as injustiças fiscais. Mas na segunda, todos estávamos trabalhando e é assim que precisa continuar a ser. Manifestações alcançam resultados. É a história que nos conta: Diretas Já!, Impeachment do Collor e assim caminharemos.
A Acim presenciou todas estas manifestações e superou outras crises já vividas por nosso Brasil. A receita? A união.
O exemplo da Acim para todos nós está em sua coalizão para o enfrentamento dos desafios que surgem a cada dia.
= = = = = = = = = = =
* Daniel Alonso é empresário, diretor da rede de lojas Casa Sol e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim)
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





