Novo presidente do TJ-SP garante: não precisa de mais juízes

Para Nalini, a saída para a agilidade está no Processo Judicial Eletrônico
Compartilhe:




O novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, disse que o Judiciário paulista não precisa de mais juízes, mas de uma produtividade maior. A declaração foi dada em entrevista coletiva que antecedeu a cerimônia em que Nalini tomou posse como presidente do Conselho Superior da Magistratura para o biênio 2013-2014, ocorrida nesta semana.

Segundo Nalini, o aumento da produtividade será possível com o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Ele  afirmou que a segunda instância da corte já está completamente informatizada e a primeira instância já chegou aos 40%. O desembargador disse que outro passo , “que pode ser considerado singelo”, a caminho dessa produtividade é o projeto Petição 10, Sentença 10, que incentiva advogados e juízes a não usarem mais que dez páginas nas peças processuais.

O novo presidente do maior tribunal do país também defendeu a redução do número de recursos e instâncias. A ideia, disse ele, é aumentar a força da primeira instância. “É inviável o país ter quatro instâncias”, pontuou.

O atual quadro de inchaço da máquina Judiciária, diz ele, pode ser reduzido com o aumento do uso da mediação e da conciliação. Mas cabe ao cidadão dizer se quer levar uma demanda ao Judiciário ou à mediação, afirmou. Fonte: ConJur

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.