Alerta os comerciantes para novo golpe que vem sendo aplicado na cidade, denominado de "Golpe do Depósito"
“Mais uma vez o comerciante é a vítima”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira, ao tomar conhecimento sobre a ação da quadrilha, diante de um comerciante local que foi vítima neste caso.
“Como se não bastassem os golpes tradicionais, ainda surgem outros para se aproveitar do comerciante”, comentou o dirigente ao fazer o alerta para que comerciantes, polícia e demais vítimas em potencial, fiquem atentos.
O golpe é aplicado através do telefone. O bandido se apresenta com falsa identidade, utilizando-se de um nome conhecido da comunidade, e solicita um orçamento para compra de produtos. O pagamento é combinado via depósito para uma conta bancária.
Em seguida o criminoso realiza um depósito através de caixa eletrônico com o envelope vazio, porém, o sistema bancário informa a entrada do valor do depósito na conta imediatamente, antes mesmo da abertura do envelope para conferência, o que significa a comprovação da entrada, temporariamente.
Após a transação o criminoso telefona novamente alegando que o depósito foi realizado equivocadamente com valor acima do orçamento, e pede que a empresa transfira a diferença, mas desta vez para uma outra conta bancária.
O golpista não está interessado no produto, que é apenas um pretexto para o golpe, mas sim na transferência do dinheiro.
O alerta se deve em razão de que, uma vez efetuado o depósito é impossível reaver a quantia, pois o banco banco não pode fazer nada, e uma vez feito o depósito na conta do bandido, não há possibilidade de estorno.
O comerciante não se deve fazer em hipótese alguma, o depósito na conta da pessoa que diz ter feito o depósito errado. Na dúvida, aguarde a confirmação do depósito e efetue a devolução.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288