Os testes da Coronavac, está sendo produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.
O imunizante será testado em cerca de nove mil voluntários em seis Estados: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Trata-se da segunda vacina contra a covid-19 que está sendo testada no país, a primeira é a chamada “vacina de Oxford”. Ambas as vacinas foram aplicadas em profissionais de saúde que trabalham em instalações especializadas para covid-19 e se candidataram como voluntários.
Eficiência / De acordo com o Instituto, a vacina se mostrou eficiente e segura até a segunda fase de testes – são três no total.
Metade dos voluntários tomará a vacina e a outra metade receberá placebo. Esse tipo de estudo é duplo cego, em que paciente e aplicador não sabem quem está recebendo o quê. Apenas os pesquisadores têm informações de quem recebeu o antígeno ou placebo. É um protocolo padrão usado em estudos científicos para não influenciar o resultado final.
Todos serão acompanhados pelo período de 12 meses, o que vai incluir exames rotineiros para dosagem de anticorpos contra o coronavírus.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





