O prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido para o Programa Mundial de Alimentação da ONU (Organização das Nações Unidas) por seu combate contra a fome e num momento em que o mundo vive uma ameaça sem precedentes diante da explosão da pobreza por conta da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo comitê norueguês do Nobel na manhã de hoje.
A escolha por uma agência das Nações Unidas ainda foi interpretada como uma resposta de Oslo ao surgimento considerado como perigoso de um nacionalismo explícito em diferentes partes do mundo, do populismo de governos e uma mensagem de apoio aos esforços de coordenação diante de desafios globais.
O prêmio é ainda um recado a líderes internacionais sobre a necessidade de que haja cooperação e solidariedade para vencer a pior pandemia em décadas. Ao explicar sua escolha, Oslo indicou que a decisão foi tomada por conta dos esforços da entidade "para combater a fome, pela sua contribuição para melhorar as condições de paz nas zonas afetadas por conflitos e por atuar como força motriz nos esforços para impedir a utilização da fome como arma de guerra e conflito".

Para a entidade, o Programa Mundial prestou assistência a cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países que são vítimas da insegurança alimentar e da fome aguda.
Curta o Visão Notícias no Facebook facebook.com/visaonoticias
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





