O Dia Mundial da Doença Rara será comemorado no próximo sábado (dia 29). A celebração acontece em setenta países do mundo. Em Marília, a data será lembrada com um culto organizado por mulheres, mas aberto à toda populçação.
O objetivo é sensibilizar a população, os órgãos de saúde pública, médicos e especialistas em saúde para os tipos de doenças raras existentes e toda a dificuldade que os seus portadores enfrentam para conseguir um tratamento ou cura. O Dia Mundial da Doença Rara foi celebrado pela primeira vez em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras - Eurordis.
Dados da Organização Pan-Americana de Saúde apontam que o Brasil conta com 15 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara.
As doenças que atingem até 65 em cada 100 mil pessoas são consideradas raras. Elas são de origem genética e manifestam-se logo nos primeiros anos de vida da criança.
Marília vai celebrar a data no próximo dia 29 de fevereiro, o dia Mundial da Doença Rara com um culto promovido por um grupo de mulheres na rua Rio Grande do Sul, 222.
Os organizadores fazem questão convidar a população e destacar que o evento não tem fins lucrativos e não está relacionado com nenhuma igreja ou denominação religiosa.
O culto será um momento de oração em favor de crianças que sofrem doenças raras, outros doente e por aqueles que tem plena saúde. O objetivo é fortalecer a espiritualidade de mães e crianças ou portadores de alguma doença rara.
“A intenção é que deve aflorar!!! O espiritual é que deve tocar o coração das mães e mulheres nesse momento. A importância do apoio do amor, do afeto do respeito, da mão estendida”, disse uma das organizadoras. O culto acontecerá na rua Rio Grande do Sul, 222, no próximo dia 29 de fevereiro, a partir das 9h30 da manhã.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





