No dia de Proteção às Florestas, Polícia Ambiental flagra degradação ambiental

Compartilhe:




A Polícia Ambiental está comemorando o Dia de Proteção às Florestas (neste dia 17 de julho) com uma operação com objetivo de combater a degradação ambiental na região de Marília. E logo nas primeiras horas já registraram o primeiro flagrante, na cidade de Herculândia. O responsável acabou multado.

"Atacar as Florestas significa atentar contra a vida do ser humano, visto que destrói fontes de água doce e com elas, tanto a fauna quanto a flora também são afetadas. O desflorestamento fragiliza o solo, expondo-o à erosão, e também leva ao aumento da temperatura, contribui para a escassez de chuvas, extinção de mananciais, além de outras consequências negativas. Assim, também sofrem os animais silvestres, pois muitos dependem das florestas para assegurar sua sobrevivência", diz a nota oficial do comandante da Polícia Ambiental no Estado, paulo Augusto Leite Motooka.

A operação começou ainda de madrugada e deve durar o dia todo na região

Um desses resultados consta no Inventário Florestal do Estado de São Paulo, cujo comparativo dos anos de 2001 a 2009, evidenciou que a cobertura vegetal do Estado passou dos 13,9% para 17,5% (SIFESP, 2020), ou seja, um acréscimo de quase 4%, indicando assim, o início de um ciclo de desenvolvimento com saldo positivo entre desmatamentos e reflorestamentos.

Área que foi invadida pelo gado. Degradação ambiental foi constatada

Mas, como ainda é preciso ficar em alerta contra os casos de degradação ambiental, a data de hoje está sendo marcada com uma operação que envolve todas as companhias da Polícia Ambiental na região denominada "Floresta Mais Segura"

A primeira ocorrência foi registrada em um sítio no município de Herculândia.

Os policiais ambientais constataram que no local havia uma invasão de gado numa área de reserva florestal em recuperação para fins de preservação ambiental.

O proprietário da área foi multado em R$ 4.060,00. Além disso, a área foi embargada.

O resultado da operação deve ser divulgado pela Polícia Ambiental até o final desta tarde.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.