Oficialmente o carnaval começa no domingo, mas em muitas cidades a folia já tomou conta das ruas. As escolas de samba já estão com suas baterias afinadíssimas e muitos blocos já arrastam os foliões. Porém, para curtir a festa de Momo é preciso cuidar da audição, que pode ser prejudicada por todo esse barulho.
Medições realizadas em anos anteriores próximo a baterias das escolas de samba e junto ao volume das caixas de som dos trios elétricos apontaram níveis de ruído impressionantes. Para se ter uma ideia, quem segue a 50 metros de distância de um trio elétrico está exposto a um ruído de 96 decibéis, e quem fica logo atrás enfrenta um barulho ainda maior, que pode chegar a 120 decibéis, intensidade próxima a de uma turbina de avião. Os integrantes da bateria de uma escola de samba também estão às voltas com ruídos de até 110 decibéis. Vale lembrar que o ouvido humano suporta bem sons até 85 decibéis.
Os ouvidos são sensíveis aos sons e ao excesso de barulho, tanto na intensidade, quanto no tempo de exposição. O protetor nos ouvidos atua diminuindo o som ambiente. Ele pode ser utilizado nas ruas, durante o desfile dos blocos e escolas, e em bailes, permitindo que se escute a música em um volume aceitável.
A exposição prolongada ao som alto, por anos seguidos, pode levar a vários tipos de perda auditiva, ao longo da vida, de acordo com a sensibilidade de cada indivíduo. Cuide de sua audição para continuar brincando com alegria, ouvindo os sons da folia por muitos e muitos carnavais.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288