ACIM divulga balanço otimista, mas começo do ano é preocupante
Os comerciantes marilienses venderam 5% a mais neste Natal em comparação com o mesmo período do ano passado.
O primeiro balanço das vendas natalinas foi divulgado neste sábado (27) pela Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM).
Mas, a diretoria da entidade prevê um começo de ano difícil e por isso orienta: os lojistas terão que ser criativos e já prever mudanças.
De acordo com o superintendente da ACIM, José Augusto Gomes, o comércio mariliense conseguiu manter um nível positivo de vendas porque também atrai consumidores de toda a região. "O comércio ficou movimentado durante vários dias e por isso acreditamos que conseguimos atingir nossa previsão", afirmou.
O resultado em Marília vai na contramão do que ocorreu no país. O comércio registrou o pior volume de vendas dos últimos cinco anos. O movimento de vendas a prazo na semana que antecede o Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro, caiu 0,7% em relação ao ano passado.
2015 PREOCUPANTE - Apesar desse crescimento no volume de vendas, o superintendente da ACIM informa que a diretoria da entidade está preocupada com os primeiros meses de 2015. É que como a indústria regional demitiu cerca de 1.500 pessoas, isso deverá causar um reflexo nas venda.
José Augusto Gomes prefere ser cauteloso quando a possibilidade de demissões em massa também no comércio. Ele explica que neste período muitos lojistas contrataram temporários e é o momento muitas vezes para "reciclar" a equipe, verificando quem realmente teve melhor desempenho para permanecer na empresa.
"O comerciante terá que ser mais criativo, ter uma mudança de posicionamento e também nas condições de pagamento", recomendou o superintendente.
HORÁRIOS - Neste sábado, dia 27, o comércio permanece aberto até às 17h. Na véspera de ano, também funciona das 9 às 17h e no dia 2 de janeiro retorna às 12h.
Na segunda-feira, a partir das 16h, será realizado o sorteio da campanha de Natal da ACIM. Serão entregues dois carros (um para o consumidor sorteado e outro para o comerciante; bem como uma moto para o vendedor). Será na esquina das ruas São Luiz com a Prudente de Moraes.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





