Municípios da região estão entre os que mais destruíram vegetação nativa em 2024

Compartilhe:




Um levantamento divulgado pelo Painel Verde, do Governo do Estado de São Paulo, colocou os municípios de Álvaro de Carvalho (616,98 hectares) e Garça (489,1 hectares) entre os que mais registraram destruição de vegetação nativa no estado em 2024.

As cidades ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares no ranking estadual, atrás apenas de Barretos (803,14 hectares destruídos). Tarumã, na região de Assis, também aparece na lista, ocupando a oitava a colocação com 149 hectares.

Ranking do Painel Verde com os municípios que mais tiveram problemas.

Segundo a Polícia Ambiental, um dos principais fatores que contribuíram para a devastação foi um incêndio de grandes proporções iniciado em setembro em uma estação da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e que consumiu 189 hectares em área de preservação.

O fogo se espalhou rapidamente, atingindo dezenas de propriedades rurais em Álvaro de Carvalho e Garça. 
A investigação apontou que a área onde o incêndio começou não recebia a manutenção adequada.

A perícia técnica revelou que mais de 2 mil hectares foram afetados em 31 propriedades, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APPs). Como resultado, foram emitidos 75 autos de infração ambiental.

A CPFL foi multada em R$ 12 milhões por sua responsabilidade no caso, segundo a Polícia Ambiental. Em nota a companhia disse que, após avaliação técnica, não tem responsabilidade pelo incêndio que atingiu propriedades da região de Marília e que já apresentou toda a defesa técnica e aguarda a decisão sobre o tema.

O que dizem as Prefeituras

A Prefeitura de Álvaro de Carvalho informou que as áreas atingidas eram compostas por plantações de eucalipto e pastagens, e destacou que a orientação municipal é voltada à prevenção por parte dos proprietários rurais.

Já a Prefeitura de Garça declarou que o fogo teve início em uma propriedade localizada em Álvaro de Carvalho e, posteriormente, se espalhou para o distrito de Jafa e para áreas do município. Informações: G-1.

 
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.