Mulheres formadas no Univem fazem sucesso no mercado de TI

Instituição forma há quase 20 anos mulheres que atuam como profissionais de destaque nas principais empresas da região.
Compartilhe:




Sabe os aplicativos instalados no seu celular ou os programas de computador que você usa no seu dia a dia? No cenário nacional e internacional, eles provavelmente foram desenvolvidos por equipes majoritariamente masculinas.

Professor Elvis Fusco: mulheres são destaque.

No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de Tecnologia da Informação (TI) são mulheres. Em Marília essa realidade está sendo alterada. Mulheres formadas pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem) têm mostrado resultados importantes como profissionais de TI.

Segundo o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Prof. Dr. Elvis Fusco, o Univem forma, há quase 20 anos, mulheres que atuam como profissionais de destaque nas principais empresas da região. Muitas são empresárias na área de TI e outras se tornaram pesquisadoras e docentes em importantes instituições de ensino.

O Univem tem uma tradição na formação de mulheres para o mercado de TI, atualmente elas são 30% do corpo docente dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação”, destaca Elvis.

O Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, coordenador de Pesquisa e Extensão do Univem, enfatiza que muitas delas ocupam espaços nobres na área e também possuem formação diferenciada que inclui mestrado, doutorado e pós-doutorado. "Atualmente ex-alunas formadas no Univem ocupam importantes posições nos mercados acadêmico, profissional e empreendedor", conclui o professor.

EXEMPLOS DE SUCESSO

Formada em Ciência da Computação do Univem, Merley Conrado atualmente mora nos EUA e trabalha em uma das maiores empresas de tecnologia no mundo, a Intel. Merley é mestre e doutora pela Universidade de São Paulo. Especialista em aprendizado de máquina e inteligência artificial, ela ocupa um cargo importante para os planos futuros da Intel.

Juliana Zinader

Juliana Pereira de Souza Zinader, formada em Ciência da Computação pelo Univem, é doutora em Ciências/Bioengenharia com Pós-doutoramento em Neuroimagem pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás e auditora sênior do Processo de Certificação de Sistemas Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), onde também atua como diretora de educação. 

Juliana: destaque profissional.

Juliana acaba de ser empossada como coordenadora-geral de monitoramento e avaliação do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS), da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde.

No empreendedorismo, destaca-se Giulianna Marega Marques. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Univem,  instituição na qual atua como professora dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Giuliana é fundadora e CEO da empresa PERSYS Projetos de Inovação Tecnológica, empresa bem sucedida na área que emprega muitos alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

Essas profissionais representam as mulheres que o Univem formou nos últimos anos e inspiram a nova geração. Para Bárbara Caroline Rosa de Almeida, aluna ingressante no curso de Ciência da Computação do Univem, a Tecnologia sempre foi sua paixão.  “Logo no início do curso aprendi que agora ser o melhor não é mais o suficiente, porque todos estão empenhados em ser o melhor! O segredo está em ser único e diferente. E foi ali que tive a certeza de ter feito a escolha certa. Entrei no curso de Ciência da Computação do Univem para ganhar o meu espaço e fazer a diferença”, comenta Bárbara.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.