Um casal de idosos realizou o sonho de serem pais pela segunda vez depois de mais de três décadas. Aos 60 anos, a professora Vilma de Fátima Alves Di Raimo deu à luz a pequena Rebeca, no dia 8 de outubro, na Santa Casa de Assis.
Vilma e o marido, o agricultor Constantino Di Raimo, de 62 anos, enfrentaram opiniões contrárias dentro da própria família e o preconceito de muitas pessoas para encarar uma gestação que foi possível com a fertilização in vitro.
“Quando falamos da nossa ideia, todos nos chamaram de loucos e que não tínhamos responsabilidade. Absorvi o preconceito, fui deixando as coisas amargas de lado para que eu pudesse ter uma gravidez saudável.”, afirma Vilma.
Moradores de Pedrinhas Paulista, Vilma e Constantino têm uma filha mais velha (Carolina, que foi filha única por 36 anos) e são avós de um menino de 11 anos e uma menina de 9, que agora são os sobrinhos da Rebeca.
Vilma conta que sempre quis ter outro filho, mas a vida corrida, de estudo e trabalho, acabou adiando o sonho.
“Estou muito feliz e emocionado, é a coisa mais linda que aconteceu em minha vida”, completa Constantino.
O casal chegou a considerar a adoção, mas para Vilma era importante a gestação e então iniciaram o processo de fertilização in vitro.
O Conselho Federal de Medicina aconselha os 50 anos como idade limite para gestação por técnicas de reprodução assistida, porém, é uma recomendação e não uma norma.
Essa idade pode ser estendida desde que a mulher seja saudável e esteja ciente dos riscos da gravidez tardia. O acompanhamento médico, alimentação saudável e outros cuidados também são imprescindíveis.
“Foi uma promessa de Deus que se concretizou. Eu sempre fui muito saudável e sabia de todos os riscos, por isso me cuidei e tive ao meu lado uma equipe de profissionais muito competentes.”
Já em casa, depois de receber alta nesta terça-feira (10), a “nova mamãe” recebe ajuda da filha mais velha e irmã da pequena Rebeca nos cuidados com o bebê.
Apesar dos desafios de ser mãe aos 60 anos, Vilma também acredita que seu exemplo pode encorajar outras mulheres a seguirem seus sonhos. (G1)
Receba nossas notícias no seu celular:
Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias:
(14) 99688-7288