Criminoso se fez passar por sua filha que teria trocado de celular.
Uma mulher de 42 anos, moradora em Vera Cruz, é a mais recente vítima do chamado "golpe do whatsapp" na região. Ela esteve ontem à noite, na Central de Polícia Judiciária de Marília, afirmando que um criminoso se passou por sua filha e a enganou, fazendo com que precisava de uma ajuda e acabou fazendo um depósito de R4 800,00 na conta de terceiros.
A mulher explicou que no começo da noite estava em casa quando recebeu uma mensagem em seu aplicativo de conversas e realmente pensou que se tratava de sua filha. Ela teria alegado que trocou de celular e que precisava pagar uma conta no valor de R$ 880,00 e não estava conseguindo. Por isso, precisava de uma "ajuda".
Pensando que tudo era verdade, transferiu para a conta de um terceiro, o valor de R$ 800,00. Só depois descobriu que se tratava de um golpe, ao conversar com sua "verdadeira" filha. Os dados do golpista constam no boletim de ocorrência e agora o caso será investigado pela Polícia Civil.
O que fazer para se proteger e não ser vítima:
- Ative a confirmação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça;
- Não compartilhe códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou PIN da confirmação de duas etapas;
- Tenha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você;
- Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos;
- Desconfie quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda;
- Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





