Muita chuva! Confira os cuidados na hora de dirigir sob pista molhada

Compartilhe:




Itens de segurança do veículo e conduta prudente ao volante são essenciais para viagem com segurança

O período de chuvas intensas está de volta e com ele a atenção ao volante deve ser constante, ainda mais na rodovia. Levantamento do Centro de Operações da Eixo SP aponta fatores que potencializam o risco de acidentes na condução sob pista molhada. Mesmo com uma redução acentuada nas ocorrências nesta condição de tráfego, o panorama detalha a necessidade de manter prudência. 

Na comparação entre 2021 e 2022, nos meses de janeiro a novembro, os acidentes durante a chuva nas 12 rodovias sob gestão da Concessionária, de Piracicaba, a Panorama (passando por Marília e região), tiveram queda de 17,47% (de 206 para 170 registros, respectivamente). 

Quando consideradas ocorrências sob condição de garoa, os registros tiveram aumento de 65,21%: de 23 para 38 registros, no comparativo 2021 x 2022; e sob neblina, redução de 12 para quatro ocorrências, recuo de 66%.

Cuidados na chuva 

Quando o assunto é dirigir na chuva, alguns componentes do veículo merecem atenção especial dos motoristas. Os pneus, por exemplo, são essenciais nessa tarefa preventiva. A dica básica é jamais circular com os pneus "carecas".

Em caso de aquaplanagem, quando uma camada de água se forma entre o pneu e o asfalto, eliminando o atrito com a pista e levando à perda do controle do veículo, a ordem é manter a calma.  

Verifique as palhetas

Os limpadores de para-brisa (foto) são itens essenciais. Por isso, é preciso estar sempre atento às condições das borrachas. A dica é substituí-las sempre que ressecar.

Os freios também estão na lista dos cuidados obrigatórios. A revisão periódica das pastilhas e do disco permite o correto funcionamento dos mesmos, o que significa uma viagem mais segura. 

Em dias de chuva, é normal os vidros dos veículos embaçarem. Segundo o gerente de Operações da Eixo SP, Paulo Balbino, esse problema pode ser resolvido com o uso do ar-condicionado com a saída voltada para o vidro.

Caso o veículo não tenha ar-condicionado, a dica é ligar o sistema de ventilação ou deixar parte da janela aberta para a circulação de ar. 

Se a chuva for muito intensa e a visibilidade ficar bastante prejudicada, a recomendação é parar o veículo em um local seguro e aguardar até que as condições melhorem.  

 

 

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.