Mudança do clima: nuvens com formatos diferentes chamam a atenção de internautas

Compartilhe:




A mudança do clima, na manhã desta quarta-feira, com a chegada de chuva e previsão de muito frio para os próximos dois dias, trouxe também nuvens carregadas com formações que chamaram a atenção de muitos internautas. O Visão Notícias recebeu diversos vídeos e fotos.

Os institutos de meteorologia já previam há alguns dias essa mudança  do tempo que viria com uma chuva nesta quarta-feira, antecedendo a queda brusca na temperatura, principalmente na quinta e e sexta. O o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), chegou a incluir Marília, Assis e outras cidades da região no alerta para risco de tempestade.

Nuvens diferentes

Logo nas primeiras horas da manhã o tempo literalmente mudou, escurecendo novamente devido a formação de nuvens carregadas que traziam chuva, chamadas tecnicamente de cumulonimbus (Cb), com risco de tempestade.

Essa formação criou um verdadeiro espetáculo da natureza registrado pelo Visão Notícias e também por internautas que nos enviaram fotos e vídeos. Apesar disso, a chuva veio fraca, deixou o tempo nublado e já causando a tão esperada onda de frio, com 20 ºC por volta das 16h.

Confira vídeos dessas nuvens clicando AQUI.

Nuvem "prateleira"

Uma dessas nuvens diferentes é conhecida como "prateleira" (em Inglês "Shelf Cloud"), um tipo de nuvem Arcus, cujo aspecto característico é o de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-pai. Geralmente, nuvens de prateleira precedem uma tempestade. 

Ela se forma quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem. Elas podem ter diferentes tonalidades, dependendo da quantidade de luz solar refletida.

Nuvens CB?

Outros formatos de nuvens formadas na região e que são mais comuns são as chamadas "CBs" (cumulonimbus), que são nuvens de tempestade com grande desenvolvimento vertical, frequentemente associadas a fortes precipitações, raios e trovões. Elas são reconhecidas pelo seu topo achatado em forma de bigorna e pela base escura. 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.