A jovem Jeci Kelly dos Santos Bispo, de 30 anos, da cidade de Garça, era uma dos mais de 1,3 milhão de brasileiros que aguardam por cirurgias eletivas (procedimentos que não são considerados urgentes) no Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano, segundo dados oficiais. Esta fila cresceu 26% em 2024 em relação ao ano anterior.
Mas, no caso de Jeci Kelly, casada e mãe de dois filhos, a situação se tornou grave. Ela precisava realizar uma cirurgia em caráter de emergência para retirada da vesícula. Não poderia esperar a fila do SUS cujo procedimento seria "de graça".
Fila do SUS: um drama para mais de um milhão de brasileiros.
Desesperada com essa situação, a família vinha realizando desde abril uma campanha pela internet para arrecadar o valor que seria necessário para contratar uma equipe médica e um hospital particular, na ordem de 60 mil reais. Até esta quinta-feira (03), 506 pessoas tinham aderido à campanha, arrecadando pouco mais da metade (R$ 36.722,00).
Situação dela se agravou...
De acordo com jornalistas de Garça, que acompanharam o caso, durante a campanha e pela urgência do caso, a jovem foi transferida para a capital paulista onde teria conseguido realizar um primeiro procedimento cirúrgico, realizado com os recursos da campanha.
De acordo com amigos da família, após a cirurgia Jeci Kelly voltou para Garça. Mas, após passar mal e, desta vez ter atendimento via SUS (encaminhamento pela UPA de Garça) no mesmo momento ela foi transferida para São José do Rio Preto onde há uma equipe especializada na doença dela.
A jovem ficou internada por 30 dias, com todo apoio da equipe médica. Todavia, por ser uma doença muito agressiva, ela acabou não resistindo. "A vakinha deu resultado naquele primeiro momento. Mas a doença era muito grave e infelizmente acabou morrendo", explicou uma amiga da família.
Sepultamento - O corpo de Jeci Kelly dos Santos Bispo está sendo transladado para Garça e ainda não há informações sobre o início do velório. O sepultamento será nesta sexta-feira (04), no cemitério Santa Faustina, em horário a ser definido pela família que mora no distrito de Jafa.
Matéria atualizada às 20h
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288