Metalúrgicas de Marília e região reduzem salários e dão férias coletivas

Compartilhe:




A Sazazaki, uma das maiores, fez assembleia para reduzir salários em até 70%. Jacto dá férias coletivas. Sindicato está preocupado com as "pequenas".

A Medida Provisória 936/20, conhecida como Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, começa a ser aplicada pelas indústrias metalúrgicas de Marília e região. É o caso da Sasazaki que realizou hoje uma assembleia com 350 trabalhadores, anunciando a redução de salários. De acordo com o Sindicato da categoria, a maior preocupação no momento é com relação às pequenas fábricas.

O presidente do sindicato, Irton Siqueira Torres, explicou que, no caso da Sasazaki, a empresa optou pela redução de 25, 50 e até 70% dos salários, pelo período de até três meses, sendo que o restante será pago pelo governo, como forma de evitar demissões em massa durante o período da pandemia.

Sindicalista está preocupado com as pequenas metalúrgicas

De acordo com a MP, O valor da compensação vai ter como base o valor mensal do seguro-desemprego que o empregado teria direito, não passando do teto que é R$1.813.

Existe ainda a possibilidade de suspensão do contrato de trabalho por dois meses, mas isso não ocorreu no caso da Sasazaki.

Situação regional

O presidente do sindicato dos Metalúrgicos informou que a medida provisória também está sendo adotadas por outras metalúrgicas, como a PPA de Garça (optou pela redução de 50% dos salários), enquanto que a Jacto de Pompeia resolveu dar férias coletivas e banco de horas.

Irton Siqueira Torres disse que a maior preocupação é com relação às pequenas empresas (são 680 nos municípios de Marília, Pompeia, Garça, Vera Cruz e Oriente) porque em muitas delas as regras da MP não estão sendo seguidas.

"O empregador ou o contador precisa comunicar o governo sobre a redução salarial que foi feita. Sem isso, o trabalhador não recebe o benefício", alertou o sindicalista.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.