Mesmo quase seca, represa Cascata é usada de forma emergencial para abastecimento em Marília

Compartilhe:

Com mais de 100 dias sem chuva de forma mais intensa, Marília enfrenta problemas no abastecimento de água. Diante dessa situação, a RIC Ambiental informou que está usando, de forma emergencial, a água da represa Cascata, na zona leste da cidade, mesmo estando quase seca. "A medida tem como objetivo minimizar os impactos no fornecimento em algumas regiões do município", informou a RIC em nota oficial.

A represa Cascata é abastecida exclusivamente por águas de chuva e funciona como uma reserva contingencial, ou seja, é utilizada apenas em situações excepcionais, como a que vem sendo enfrentada nas últimas semanas. "As equipes seguem mobilizadas, monitorando o sistema e adotando medidas técnicas para preservar as reservas para garantir o abastecimento", observou a empresa.

Diante desse cenário, a RIC Ambiental reforçou o pedido de apoio da população para o uso consciente da água, evitando assim que o volume da represa atinja níveis críticos.  Com pequenas atitudes é possível atravessar esse período sem comprometer a segurança hídrica da cidade. Cada gesto conta para que Marília continue a ter água de qualidade, de forma previsível e sustentável:

  • Tome banhos rápidos – Para um chuveiro, de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes – Não deixe a água correr sem necessidade durante a escovação; 
  • Mangueiras - Evite o uso de mangueiras para lavar o carro ou limpar áreas externas como calçadas e quintais;
  • Regue as plantas de manhã ou à noite – Isso evita a evaporação excessiva causada pelo calor;
  • Máquina de lavar – Acumule uma quantidade maior de roupas para lavagem e aproveite a água da máquina para limpar o quintal ou áreas externas;
  • Conserte vazamentos – Verifique torneiras, canos e descargas para evitar o desperdício silencioso de água.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.