Mês da Inclusão da Pessoa com Deficiência

Atividades são coordenadas pela APAE com ações de inclusão da pessoa com deficiência.
Compartilhe:




Durante este mês, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Marília em conjunto com as APAEs do Estado de São Paulo estão envolvidas em ações de inclusão da pessoa com deficiência.

Alunos da APAE participam da campanha.

A campanha “Setembro Verde” é promovida pela FEAPAES-SP (Federação das APAES do Estado de São Paulo) e conta com apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O mês foi escolhido pois, no dia 21, é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, já a cor verde simboliza a esperança e o renascimento.

O objetivo desta campanha é mobilizar a sociedade da importância de termos um olhar diferenciado para a pessoa com deficiência, quebrar barreiras, atitudes preconceituosas que talvez sejam fruto de sua ignorância sobre o assunto”, salientou Floriano Pesaro.

No Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com deficiência e o movimento Apaeano é a rede de maior integração nas três áreas: educação, saúde e assistência social. Em Marília, segundo o Censo de 2010 (Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são 15.475 pessoas com deficiência, sendo 5.472 deficientes visuais, 2.129 deficientes auditivos, 4.941 deficientes físicos e 2.933 deficientes intelectuais.

Programação

Dentre estas iniciativas, direcionadas especialmente para a inclusão social da pessoa com deficiência, a APAE de Marília incluiu na programação a participação no desfile cívico/ militar de 7 de Setembro. Os funcionários desfilaram com camisetas verdes alusivas a campanha, além de apresentar uma faixa.

No dia 14, alunos e funcionários vestindo verde realizaram panfletagem na Avenida das Esmeraldas. Para o próximo dia 28, será realizado jogos inclusivos e atividades de recreação com alunos da Escola Estadual “Professor Antônio Reginato”, na sede da APAE.

Iluminação - Em Marília os prédios da Prefeitura Municipal e  da Santa Casa estão iluminados com a cor verde, simbolizando o engajamento na campanha nacional “Setembro Verde”.

Prédios públicos estão sendo iluminados.

As duas instituições iluminaram com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da doação de órgãos e tecidos, bem como da importância da inclusão da pessoa com deficiência. Na sede da APAE de Marília foram colocados laços verdes nas principais entradas.

No dia 21, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, às 19h, na OAB – Ordem Dos Advogados do Brasil – Subseção Marília acontecerá uma Mesa Redonda com o tema: “Sexualidade: uma abordagem da pessoa com deficiência”. O evento é uma realização da OAB - Subseção Marília, Centro de Reabilitação Lucy Montoro e AADEF (Associação de Apoio ao Deficiente Físico de Marília).

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.