Enquanto o desemprego no Brasil chega a 11,2% no trimestre encerrado em abril de 2016, segundo o IBGE a maior taxa de desocupação desde o início da pesquisa, em 2012, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) emprega 1,3 milhão de pessoas e cerca de 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional
qualificado, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.
O mercado de TI deve crescer 2,6% em 2016, segundo a empresa de consultoria e pesquisa de mercado International Data Corporation (IDC), se consolidando entre os dez setores com mais investimentos até o fim do ano. A projeção de crescimento deste ano é de 30% a mais do que o número de empregados atual, 1,3 milhão. No primeiro semestre de 2015, a Catho aumentou em 44,2% o número de vagas no setor de TI. Em junho, por exemplo, foram abertas 10.105 vagas, 3.640 a mais que no mesmo período em 2014.
Os serviços oferecidos através da tecnologia já fazem parte do dia a dia das pessoas. Delivery de comida, transportes de deslocamento e frete, reservas de restaurantes, aulas de exercícios físicos, pagamento de contas, dentre tantos outros, são oferecidos a partir de aplicativos desenvolvidos por profissionais de TI. A expectativa é que nos próximos quatro anos o Brasil vá precisar de 750 mil profissionais de tecnologia. Porém, o mercado não quer apenas preencher vagas, mas sim contratar profissionais qualificados e talentosos.
O grande desafio de se especializar e buscar um emprego neste ramo, que tende a crescer cada vez mais. O importante é investir em um curso de graduação. O Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), por exemplo, é o curso de Ciência da Computação, com aulas de manhã e à noite; e Sistemas de Informação (noturno).
CURSOS - Conheça os dois cursos oferecidos pelo Univem, que realiza o primeiro vestibular/2017 neste domingo:
Sistemas de Informação - Forma profissionais capazes de administrar o fluxo de informações que circulam por redes de computadores dentro e fora de uma organização. Ao final do curso, o aluno se qualifica a desenvolver o processamento, sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibilizar esse material para usuários de redes. No mercado de trabalho o profissional de sistemas de informação pode trabalhar em empresas de tecnologia da informação (TI) e outras que utilizem banco de dados e redes.
Ciência da Computação - O curso de Ciência da Computação forma profissionais capazes de trabalhar no desenvolvimento de programas de informática. Ao final do curso, o aluno se qualifica a criar desde ferramentas mais simples até programas complexos como os de processamento de informações. No mercado de trabalho o cientista da computação pode atuar como desenvolvedor, programador, analista de TI, arquiteto de software, gerente de TI ou pesquisador em instituições públicas ou privadas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





