Ele já havia percorrido 30 km desde Marília e foi localizado pela PRF.
Um menino de apenas 13 anos, com transtorno opositor desafiador (TOD), morador em Marília, foi encontrado pela Polícia Rodoviária Federal caminhando sozinho pelas margens da rodovia BR-153. Ele havia desaparecido de casa e estava sendo procurado pela família.
O caso ocorreu na tarde deste domingo próximo ao km 289, no município de Ocauçu, por volta das 13h. Ele já havia caminhado pelo menos 30 quilômetros, que é a distância entre as duas cidades. Inspetores federais que faziam patrulhamento de rotina acharam estranho e abordaram o garoto.
Aventura perigosa
Ele contou que saiu de casa de familiares em Marília por vontade própria e que pretendia seguir a pé até a cidade de Ourinhos. Os policiais o encaminharam até a Unidade Operacional da PRF em Marília, onde recebeu todos cuidados e foram iniciados os procedimentos para localizar os responsáveis legais.
A PRF conseguiu manter contato com o pai do adolescente. Os familiares foram até à unidade e relataram que estavam fazendo buscas desde às 10h, quando perceberam que ele havia desaparecido. A preocupação era grande porque o menor já havia fugido outras vezes.
Como o menino é diagnosticado com transtorno opositor desafiador (TOD), faz uso de medicação diária para controlar os sintomas e está sob acompanhamento especializado.
Ao final, a criança foi entregue ao responsável, que recebeu orientações sobre os riscos envolvidos e a importância de reforçar as medidas de proteção e acompanhamento do menino.
O que é o TOD?
O TOD se caracteriza por comportamentos que desafiam qualquer tipo de autoridade — como pais, professores ou outros adultos responsáveis. Esse padrão de comportamento costuma afetar negativamente o ambiente familiar e o desempenho escolar.
Em geral, os sintomas do TOD se dividem em três grupos principais: humor irritável, comportamento argumentativo e atitudes vingativas. No Brasil, a prevalência varia entre 2% e 16% da população, dependendo da faixa etária e dos critérios utilizados.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





