Meninas que menstruam cedo se tornam mais vulneráveis a abusos sexuais

Compartilhe:




É comprovado que crianças que menstruam cedo se tornam mais vulneráveis a abusos sexuais. A idade estipulada como início da puberdade precoce em meninas é um ano menor do que a idade considerada para os meninos. Até nisso as mulheres estão evoluindo mais rápido que os homens, além de ser mais um fator que ajuda a sustentar o tabu de que meninas amadurecem mais cedo, quando não é necessariamente assim.

A ginecologista e obstetra Isabela Correia fala sobre puberdade precoce e os riscos que ela pode oferecer para as meninas, que está relacionado a um aumento de chances de sofrer abusos sexuais. "Trata-se de uma criança em um corpo de mulher e a sociedade não entende que existe essa ingenuidade, imaturidade".

Ou seja, aos olhos de terceiros, é possível que a menina seja vista como uma adulta. "Por isso precisamos avaliar o contexto em que estas meninas estão inseridas para protegê-las desse tipo de violência", opina. Isabela reforçou também que a educação sexual não tem a ver com ensinar práticas sexuais a uma pessoa.

"Educação em sexualidade é você entender a lidar com sua genitália, com o amadurecimento sexual e dos seus órgãos. É saber que a mama vai crescer, os pelos vão crescer, a menina vai menstruar, o menino vai ter polução noturna como parte do desenvolvimento... E as pessoas precisam lidar com isso da melhor maneira possível, para minimizar os constrangimentos".

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.