A Mauricio de Sousa Produções homenageou as cientistas brasileiras que sequenciaram o genoma do coronavírus em apenas 48 horas, mais rápido que a média de 15 dias em outros países do mundo.
Ester Sabino e Jaqueline Goes de Jesus ganharam os traços das personagens Magali e Milena, da Turma da Mônica. Elas sequenciaram o genoma do coronavírus logo após o registro do primeiro caso brasileiro da doença infecciosa.
A homenagem faz parte do projeto Donas da Rua da História, que busca inspirar meninas e mulheres a ganharem mais espaço na ciência, na arte ou no esporte, tendo o apoio institucional da ONU.
O genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA. Esse conhecimento permite compreender a dispersão do coronavírus e detectar mutações que possam alterar a evolução da doença, favorecendo o desenvolvimento de vacinas e tratamentos.Atualmente, Ester Cerdeira Sabino é professora do Departamento de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da USP e diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP, e a bioquímica Jaqueline Goes de Jesus faz pós-doutorado sob orientação de Ester.
“É incrível ver duas mulheres cientistas tendo destaque com o trabalho que realizaram”, diz Mônica Sousa, mente por trás do projeto Donas da Rua da História e diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, em nota.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





