Vinhedo integra o complexo de lazer e turismo do Praia do Valle que está sendo implantado em Marília.
Mais de 500 marilienses viveram neste fim de semana uma experiência única de participar da primeira colheita da Vinícola Dom Alonso que integra o complexo de lazer e turismo do Praia do Valle que terá a maior praia artificial de vale do mundo em fase de implantação na estrada que dá acesso ao distrito de Avencas. A primeira safra está surpreendendo pela qualidade das uvas e vai colocar Marília no cenário nacional do enoturismo.
A "festa da colheita" foi um dos momentos mais esperados da Vinícola Dom Alonso, cujo projeto tem a liderança da família do empresário Daniel Alonso. Aliás, trata-se de uma homenagem ao bisavô, avô e pai de Daniel, que tinham o nome de Domingos (abreviatura "Dom" que também significado bíblico: "dom da vida") e o sobrenome Alonso.
Daniel Alonso explica aos visitantes a importância da vinícola para a economia e turismo de Marília.
O objetivo do evento foi proporcionar aos marilienses e da região a experiência de participar da colheita da uva e ao mesmo tempo conhecer como funciona um vinhedo. "É um momento inédito na história de Marília", destacou Daniel Alonso ao observar que muitos dos visitantes tiveram uma experiência única que só ocorre no Sul do país ou mesmo fora do Brasil.
Bastante emocionado, ele fez questão de ser o "guia turístico" de cada um dos grupos de visitantes que fizeram um tour, apresentando a vinícola e o andamento das obras da Praia do Valle, que seguem em ritmo acelerado. Antes, todos participaram de um café da manhã colonial no plantão de vendas do empreendimento.

Alegria dos participantes
Com chapéu na cabeça, tesoura especial e um cesto de vime, acessórios indispensáveis para a tarefa, os visitantes de todas as idades tiveram a oportunidade de colher os cachos de uva, da primeira safra da vinícola Dom Alonso. Cada um deles vivendo o "seu momento", normalmente em silêncio e com muito cuidado na hora de cortar os cachos, por se tratar de um fruto bastante delicado.

A aposentada Dalila Rodrigues de Oliveira, era uma das mais animadas ao viver essa experiência inédita na sua vida. "Estou colhendo uva com fartura", afirmou. Ela destacou também a construção do complexo de turismo e lazer:
"Estou achando gratificante, ainda mais fazendo parte da Praia do Valle. Nossa!! Está sendo uma delícia".

A dona de casa Cleide Rosseto Bartelli fez questão de trazer a neta Emanuelli (10 anos) e a amiguinha dela, Alice, de 11 anos para o evento. A família mora em Avencas, justamente o distrito em que está sendo implantado todo o complexo da Praia do Valle e da Vinícola Dom Alonso.
Por isso, segundo ela, "é a melhor coisa que aconteceu", ou seja, vai proporcionar mais desenvolvimento para o distrito, gerando empregos e atraindo muitos visitantes. "É maravilhoso", completou dona Cleide.

Por falar em geração de empregos, seu Jair Aparecido é um dos funcionários da vinícola e que neste momento ajuda na colheita. Ele explica que "desde quando nasceu" trabalhou na terra e agora está muito feliz em ter essa experiência. "A gente pega amor na plantação", afirmou.
A mais idosa da "festa da colheita" foi dona Nadir Cesar de Moraes Convento. Aos 93 anos, ela estava bastante animada ao colher os cachos de uva. Aliás, como a maioria dos visitantes, ela nunca tinha vivido essa experiência.

Qualidade das uvas
O empresário Diego Alonso (filho de Daniel) está se tornando um especialista nessa área. Ele explica que dias antes da colheita, foi feito um novo teste de qualidade das uvas e mais uma vez surpreendeu, chegando a grau 25 de brixs, no caso da variedade Grenache que tem muito sucesso na Espanha, porém com pouca tradição no Brasil.
As demais variedades plantadas em Marília também superaram as expectativas, atingindo grau 24 de brixs, ou seja, permitindo a elaboração de um vinho fino de excelente qualidade.

Na vinícola Dom Alonso estão plantados 11 mil pés, além de outros 700 pés de oliveiras que dentro de quatro anos deverão iniciar também a produção. Já foram encomendados mais 20 mil mudas de uvas que serão plantadas na "orla" do complexo Praia do Valle.
Diego explica que, com isso, Marília entra oficialmente na rota do enoturismo nacional e, no caso da variedade Grenache será a maior do Brasil numa produção nessa escala e na qualidade. "Marília será a terra da Grenache no Brasil", destacou. Quanto a festa da colheita, com a participação dos marilienses, ele se emociona:
"É muito emocionante ver o milagre da vida se tornando realidade em um solo tão abençoado por Deus e com uma qualidade tão grande das videiras e dos frutos".

Complexo Praia do Valle
Projetado pelos mais renomados profissionais da área e que possuem mais de 40 anos de experiência na implantação de Beach Clubs no Brasil e no exterior, como é o caso da pousada do Rio Quente, as obras do Complexo Praia do Valle - Beach Club em Marília seguem a todo vapor.

Em dois meses, as máquinas e caminhões atuam na execução da terraplanagem, implantação de galerias, drenagem e preparando os espaços destinados, por exemplo, a vila Gastronômica e o rio Morto que serão algumas das atrações de lazer.
A Praia do Valle vai revolucionar o turismo de lazer de toda a região, envolvendo uma área total de 350 mil metros quadrados (incluindo vinhedo e hotelaria), sendo 100 mil metros apenas de praia de água cristalina. Lançado há apenas algumas semanas vem tendo uma grande adesão na compra de títulos vitalícios por parte das famílias marilienses.
Serviço:
- Praia do Valle e Vinícola Dom Alonso
- Localização: Estrada Vicinal Danilo Gonzales Km 7 - sentido Marília-Avencas.
- Central de vendas: no próprio local e na Casa Sol (avenida Castro Alves, 304)
- Informações (14) 99678-8517
- Acesse: praiadovalle.com.br
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





