Mariliense realiza o sonho de ser Comissária de Voo da maior companhia aérea do mundo

Compartilhe:




Quando a jovem mariliense Bruna de Oliveira Bernardino, de 24 anos, deixou Marília com uma mala nas mãos e o coração acelerado, não imaginava o quanto sua vida iria mudar. 

Hoje, passados 10 meses, Bruna olha pela janela do apartamento onde mora, em Dubai (n
uma das principais avenidas), tentando acreditar que tudo é mesmo real: a mariliense agora é Comissária de Voo da Emirates, a maior companhia aérea do mundo.

Como tudo começou...

Bruna com o irmão Thiago: paixão pela aviação na família começou cedo.

Filha dos jornalistas Klaus e Verônica Bernardino, Bruna vem de uma família ligada a aviação. Seu avô paterno foi instrutor de voo em Osvaldo Cruz, seu pai também tirou o brevê de piloto (amor pelo jornalismo falou mais alto). Thiago Bernardino, seu irmão mais velho é piloto e instrutor de voo; e o mais novo (João - adolescente de 16 anos) também sonha em ganhar os ares, pilotando aeronaves.

Desde pequena Bruna tinha um sonho: ser Comissária de Voo. Só que o seu desejo era ainda mais específico: pela Emirates, a maior companhia aérea do mundo.

Quando adolescente, fez um curso preparatório em Marília para tentar seguir profissão. Desde aquela época se dedicou muito.

Em vez de estudar pelas apostilas já "prontas" (entregues pelos professores), decidiu fazer os próprios resumos "a mão" (foto), como forma de facilitar o entendimento já que teria de fazer uma prova de avaliação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Os resumos foram tão perfeitos que muitas pessoas pediram cópia. Foi então que ela decidiu criar uma página no Instagram ("Construindo Minhas Asas"), para compartilhar este material. 

Como ainda era muito nova para participar de qualquer seleção (só poderia aos 21 anos de idade), optou em cursar Psicologia na Unimar (Universidade de Marília), mesmo porque também serviria de base para o seu sonho de ser comissária.

Durante o curso, 
atuou na área, em empresas como a Cacau Show, Marília RH e Nestlé.

Surgiu a oportunidade!

No final de 2024, quando ainda estava se formando na faculdade, surgiu a oportunidade de participar de uma seleção da tão sonhada Emirates. Entretanto, como não tinha nenhuma experiência nessa área profissional, seria o mesmo de mal tirar a CNH e já ser convidado para um teste na Fórmula Um (F-1).

Emoção ao vencer todas as etapas da seleção.

Mas, o caminho até ali não foi nada fácil. A seleção da companhia aérea, considerada uma das mais difíceis do setor, exigiu coragem, preparação e, sobretudo, muita fé. Bruna concorreu com
 mais de dois mil candidatos para pouquíssimas vagas, inclusive comissárias que já trabalhavam em outras companhias aéreas.  

Mesmo assim, ela encarou esse grande desafio. Foi vencendo etapas dessa rigorosa seleção até receber a "golden call", ou seja, a "ligação de ouro" na qual a empresa comunica formalmente a aprovação do candidato. Bruna relembra:

“Cada etapa parecia um teste não só profissional, mas emocional. Eu me perguntava o tempo todo se era boa o suficiente. E, quando finalmente recebi a ligação da empresa, comunicando minha aprovação, chorei de emoção. Era o começo de um sonho de uma vida toda”.

Rotina intensa

Após passar pelo rígido treinamento na Emirates, já em Dubai, com duração de seis meses até a sua formatura, hoje a rotina de Bruna é intensa, incluindo 
treinamentos constantes na companhia aérea.

Ela integra as equipes (pilotos e comissários) de dois dos aviões mais modernos que existe: o 
Airbus A-380, o maior do mundo (pode transportar até 850 passageiros) e o Boeing 777 (maior jato bimotor do mundo).

As tarefas de uma Comissária de Voo internacional focam em segurança e conforto, incluindo procedimentos de emergência, primeiros socorros, verificação de equipamentos, embarque/desembarque, e assistência geral aos passageiros (servir refeições, prestar informações) em voos globais.

As escalas são para diferentes países de todos os continentes do mundo, da Ásia à América do Norte. O fuso horário teima em desafiá-la. Mesmo diante de tantos desafios Bruna enfatiza:

“Viajo o mundo, conhecendo culturas, aprendendo todos os dias. A função exige muita disciplina, responsabilidade, estudo e equilíbrio emocional. É uma experiência transformadora”.

E vai mais além:

“Voar me ensina que o mundo é muito maior do que aquele que eu imaginava quando cresci em Marília. Cada sorriso que recebo, cada país que conheço… tudo me lembra que valeu a pena não desistir do meu sonho.”

Cidadã de Dubai!

Mudar-se para Dubai (maior cidade e um dos sete emirados que formam os Emirados Árabes Unidos) literalmente do outro lado do mundo, foi como recomeçar a vida do zero. Ela divide um apartamento com mais duas colegas, de outras nacionalidades.

Longe da família, dos amigos e do conforto de casa, Bruna precisou aprender a se encontrar em meio ao novo. Isso ocorreu justamente na 
cidade cosmopolita que a acolheu, numa mistura de desafios e encantos:

“Dubai é moderna, segura e cheia de oportunidades. Ainda estou construindo minha vida aqui, mas já me sinto parte desse lugar. Dubai me acolheu, me transformou. Aqui, aprendi a confiar em mim, a ser forte e a celebrar cada conquista — até as pequenas”.

Aliás, a página "Construindo Minhas Asas" (aquela que criou quando fez o curso preparatório de Comissário de Voo em Marília) continua fazendo parte de sua vida.

No descanso entre um voo e outro, ela posta suas viagens e experiências, visando inclusive a inspirar outros jovens de Marília, região e de todo o país, a seguir a mesma profissão.

Futuro profissional

Quanto ao futuro, Bruna enfatiza que ainda está desenhando, voo após voo, buscando crescer na carreira internacional e ao mesmo tempo inspirando outros jovens a buscar e realizar os seus sonhos:

“Se eu consegui, outros também podem. É preciso preparo, persistência e acreditar que o mundo pode ser muito maior do que parece quando estamos começando”.

Ela agradece o carinho que recebe de Marília, inclusive tendo sido homenageada pela Câmara Municipal, através da vereadora professora Daniela, e recebeu o título, numa das poucas vezes que conseguiu retornar a Marília:

“Sou grata por tudo que Marília me ensinou. Carrego minha cidade comigo em cada viagem. E espero que minha história inspire outras pessoas a acreditarem na própria trajetória — porque sonhos acontecem, sim. E às vezes começam com um simples passo fora da zona de conforto.”


Bruna recebe a homenagem da Câmara, através da vereadora Professora Daniela.

Fica aqui este exemplo da importância de não desistir dos seus sonhos e, principalmente, se preparar para conseguir realizá-los. Aliás, 
Siga a página "Construindo Minhas Asas" no Instagram (clique AQUI).

Bruna também está dando dicas importantes às pessoas interessadas em seguir nessa profissão na qual literalmente o "céu é o limite"!!!


Após seis meses de treinamento, uma nova emoção: o momento da formatura como Comissária de Voo da Emirates.

Bruna com os pais e ao lado de amigos brasileiros (também Comissários de Voo em Dubai) - também trabalham na Emirates.

Momento da formatura como Comissária de Voo da Emirates:





Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.